TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são comandos elétricos

Abstract: O que são comandos elétricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Abstract  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE SÃO COMANDOS ELÉTRICOS

Comandos elétricos são circuitos com equipamentos elétricos destinados a comandar e controlar o funcionamento de sistemas elétricos. Os comandos elétricos tiveram sua origem com a invenção de relês, e a partir daí continuaram e continuam evoluindo atualmente com os controladores e chaves de controle eletrônico.

Uma lâmpada de iluminação pública que acende de noite e apaga de dia é um simples exemplo de comando elétrico onde o funcionamento da lâmpada independe da ação do homem.

APLICAÇÃO

A aplicação de comandos elétricos está principalmente voltada para as industrias onde os circuitos de comando são destinados a controlar a produção dos produtos. A utilização de circuitos de comando automáticos possibilita que um produto seja confeccionado sem a necessidade da intervenção direta do homem (operador de produção).

Atualmente existem formas alternativas de comando como o comando pneumático, hidráulico e outros, sendo que cada um destes tem sua aplicação voltada para determinada área. Por exemplo uma industria de um produto inflamável deve não deve trabalhar com um comando elétrico diretamente (devido o risco de explosão), já para uma industria de alimentos não é aconselhável o uso de um sistema hidráulico devido o risco de contaminação do alimento.

GRANDEZAS ELÉTRICAS

Na eletricidade básica existem três grandezas fundamentais que são a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica.

CARGA ELÉTRICA

Sabemos que a matéria é constituída por átomos e estes por sua vez são constituídos por elétrons, prótons, nêutrons e outros. Qualquer corpo em seu estado normal possui um número igual de elétrons e prótons (corpo neutro). Os elétrons e os prótons são cargas elétricas e pelo principio das cargas sabe-se que cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem.

Podemos através de determinados processos (indução ou atrito por exemplo) retirar ou adicionar elétrons de um corpo fazendo com que este corpo fique com um número diferente de eletros e prótons. Observe o esquema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com