TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPOSITIVO DE COMANDO DOS CIRCUITOS ELETRICOS

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISPOSITIVO DE COMANDO DOS CIRCUITOS ELETRICOS

JOÃO CARLOS SOEIRO LINS – RA 02410001361

LIBERATO DE SOUZA FONSECA – RA 02410001560

WILLIAN GOMES COSTAZ – RA 02410002461

FERNANDO BEZERRA BANDEIRA BRITO – RA 02410004644

Trabalho de pesquisa da disciplina de Instalações prediais do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal do ano 2015.

Orientador: Prof.Jhony Jamer

Águas Claras, 27 de Março de 2015


Sumário

1.   INTRODUÇÃO        3

2.  TIPOS DE DISPOSITIVO DE COMANDO        3

        2.1. Interruptores        4

        2.2 Chave Faca        6

        2.3 Contatores        8

        2.5 Disjuntores        9

        2.6 Chave Seccionadora        9

3.   CONCLUSÃO        4

6.   BIBLIOGRAFIA        4

  1. INTRODUÇÃO

        São equipamentos capazes de executar a interligação e desligamento de pontos entre as quais circulará corrente quando interligados.

        Os dispositivos de comandos ou chaves adotados em circuitos elétricos de baixa tensão,  são variados e com característica de funcionamentos diferenciado. Essa diferença é consequência das funções especificas que cada dispositivo de comando deve executar, dependendo de sua posição no circuito.

        Um dos critérios primordiais para a utilização de um circuito elétrico é classificar sua capacidade de ruptura, isto é necessário para que mediante a potência e corrente elétrica, o comando possa ser capaz de comandar.

        São dispositivos de comando elétrico: interruptores, chave de faca, contatores, disjuntores e chave de seccionamento.

  1. Tipo de Dispositivo de comando
  1.  Interruptores

        É uma chave capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes sob condições normais do circuito, que podem incluir sobre carga de funcionamento especificadas, e conduzir por tempo especificado correntes anormais, como as de curto-circuito.

        É uma chave seca de baixa tensão usado para abrir ou fechar circuitos elétricos, são utilizados na abertura de redes, em tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente é o acionador do ligamento ou desligamento da energia elétrica.

        Os interruptores unipolares, simples, paralelos ou intermediários, devem interromper unicamente o condutor fase e nunca o condutor neutro.  

 - tipos de interruptores: balancim, botão de pressão, rotativo e automático.

[pic 2]

 

 

 Imagem 1 . Interruptor de balancim ativado por meio de alavanca oculta

[pic 3]

Imagem 2.  Interruptor de botão ativado através da pressão do botão

[pic 4]

Imagem 3. Interruptor rotativo que e ativado através da rotação de um eixo

[pic 5]

Imagem 4. Interruptor automático ativado por detecção de presença

  1.  Chave  faca

        Faz parte de tipos de comando elétrico de modo simples, em que não são empregados dispositivos especiais de acionamentos, a chave de comando direto existe em grande numero de modelos e diversas capacidades de corrente, sendo a chave faca a mais simples.

        Para uma maior segurança são utilizadas apenas para comandar equipamentos de pequenas correntes, como: motores sem carga, circuito de sinalização e dispositivo de baixa potência, tendo a função de conectar e desconectar dois pontos de um circuito elétrico.

        A chave em dois terminais: ligado a fonte ou gerador e outro ligado a carga ou receptor, tem como propriedades de baixa resistência elétrica para não atrapalhar passagem de corrente e a alta resistência mecânica, podendo ligar e desligar varias vezes.

        Sua estrutura compõe-se de parte metálica onde sua área de secção transversal é proporcional a corrente que comanda, sendo quanto, maior a corrente será necessário uma maior superfície de contato na mesma proporção maior será a chave.

        O contato, pode ser do tipo com trava e também de impulso, sendo neste ultimo chamado de fechador ou abridor conforme a posição mantida pela mola.

[pic 6]

Imagem 5.  Interruptor tipo Chave faca

  1.         Contatores

        São dispositivos (Imagem 6) de manobra mecânica, acionado eletromagneticamente, construídos para uma elevada freqüência de operação, e cujo arco elétrico é extinto no ar, sem afetar o seu funcionamento. Como pode ser observado na ( figura 1a e 1b ), o contator consiste basicamente de um núcleo magnético (bipartido, uma parte móvel e a outra fixa) e uma bobina que quando alimentada por um circuito elétrico, forma um campo magnético que, concentrando-se na parte fixa do núcleo, atrai a parte móvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (534 Kb)   docx (762.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com