TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustível aquecido

Resenha: Combustível aquecido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

NNNNNNNN3.1- Aquecidos por combustível

O aquecimento da carga é feito pelo contato direto da chama. Fornos deste tipo,aquecidos a óleo, exigem uma técnica apurada, para que não haja excessiva oxidação e contaminação por gases, especialmente hidrogênio.

O aquecimento ainda pode ser feito por gás ou combustível pulverizado. Os fornos reverberatórios podem ser estacionários ou basculantes. Podem ser utilizados satisfatoriamente para algumas ligas de cobre (alguns bronzes e latões, quando sefunde primeiro o cobre e depois se introduz o zinco, etc). No entanto, maiores são osperigos de contaminação por gases e maior é a oxidação. As precauções devem seraumentadas: fundir com chama neutra ou ligeiramente oxidante e adicionar os elementos de liga oxidáveveis no fim, pouco antes do vazamento, etc.

3.2 - Aquecidos eletricamente

Podem ser aquecidos por resistências elétricas ou por eletrodo radiante.

3.2.1 – Por resistências elétricas:

Os elementos de aquecimento são geralmente instalados na abóbada do forno. Um exemplo típico é o Brown Boveri, muito utilizado para a fusão de ligas de alumínio.

3.2.2- Por eletrodo irradiante:

O elemento de aquecimento consiste em eletrodo de grafita, que atravessa asparedes laterais do forno, sendo paralelo a abóbada e a soleira.

O calor se irradia do eletrodo para a carga disposta na soleira e também para a abóbada que reflete o calor para a carga.

É um forno de investimento relativamente baixo. Porém, os custos operacionais e de manutenção do refratário costumam ser altos.

Pode ser aplicado tanto para ferrosos quanto para não ferrosos. Entre estes últimos,poderá ser indicado para ligas de cobre, de níquel e de alumínio. Para ligas de zincoe de magnésio não seria recomendado.

Para a fusão de zinco e suas ligas o que se recomenda, geralmente, é o emprego decadinhos de ferro fundido com aquecimento a óleo combustível ou a gás.

Para magnésio e suas ligas o que se recomenda é o forno com cadinho de açoaquecido geralmente por indução ou óleo combustível.

4 – O FORNO CUBILÔ

O Cubilô é o forno mais usado para produzir ferro fundido cinzento, normalmente sua altura é de três a cinco vezes o seu diâmetro. É construído em uma base de aço geralmente de 10 mm de espessura interiormente forrada com tijolos de argila refratária. A estrutura inteira é erguida em pernas ou colunas. Para o topo do forno,há uma abertura pela qual o combustível é colocado. O ar que é necessário para a combustão é soprado pelas ventaneiras localizadas a aproximadamente 900 mm acima da base do forno. Ligeiramente acima da base e na frente, há um furo vedado e uma calha que permite o ferro fundido ser coletado. Também há uma abertura de escória localizada na parte de trás e acima do nível do furo vedado (porque aescória flutua na superfície do ferro fundido). O fundo do Cubilô está fechado comportas removíveis para esvaziar o resíduo de coque ou metal e também habilitar a manutenção e o conserto do forno em linha.

Operação : Uma base de areia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com