TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comente Sobre O Adensamento Do Concreto (manual E Mecânico). O Que é Revibração E A Sua Importância.

Artigos Científicos: Comente Sobre O Adensamento Do Concreto (manual E Mecânico). O Que é Revibração E A Sua Importância.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.450 Visualizações

Página 1 de 2

14. Comente sobre o adensamento do concreto (manual e mecânico). O que é

revibração e a sua importância.

Adensamento

Atividade que tem como função retirar os vazios do concreto, diminuindo a porosidade e, consequentemente, aumentando a resistência do elemento estrutural. Tem também a função de acomodar o concreto na fôrma, para tornar as superfícies aparentes com textura lisa, plana e estética.

O adensamento pode ser realizado de forma manual ou mecânica. No adensamento manual (socamento ou apiloamento), utilizam-se barras de aço ou de madeira, que atuam como soquetes estreitos, que expulsam as bolhas de ar do concreto. É um procedimento que exige experiência e tem baixa eficiência, de modo que deve ficar restrito a serviços de pequeno porte, utilizando-se neste caso concretos com abatimentos superiores a 8 cm, tendo as camadas de concreto uma espessura máxima de 20 cm.

Geralmente, o adensamento é realizado mecanicamente (vibração ou centrifugação) e, neste caso, o equipamento mais utilizado é o vibrador de imersão. Quando utilizar esse equipamento, a espessura das camadas não deve ser superior a 3/4 do comprimento da agulha e a distância entre os pontos de aplicação do vibrador deve ser de 6 a 10 vezes o diâmetro da agulha. Para agulhas com diâmetros de 35 a 45 mm, as distâncias variam de 25 a 35 cm.

No caso de lajes, pode-se empregar também a régua vibratória, que tem a vantagem de nivelar e adensar simultaneamente. O manuseio desse equipamento exige certa habilidade por parte de quem opera, além de possuir limitações quanto às dimensões e espessura da laje.

Cuidados

Durante o adensamento, deve-se evitar a vibração da armadura, para que não se formem vazios ao seu redor, prejudicando a aderência da armadura ao concreto.

Deve-se também manter uma distância de aproximadamente 10 cm da fôrma, para não forçar excessivamente as paredes laterais.

O tempo de vibração depende da frequência de vibração, abatimento, forma dos agregados e densidade da armadura. É melhor vibrar por períodos curtos em pontos próximos do que por muito tempo em pontos mais distantes.

O excesso de vibração produz segregação, de modo que o adensamento deve ser cessado quando a superfície se tornar lisa e brilhante e quando não aparecer mais bolhas de ar na superfície.

O vibrador nunca deve ser utilizado para “transportar” ou “empurrar” o concreto. Não vibrar a armadura , para não deixar um vazio ao seu redor e eliminar a aderência. Se isto ocorrer, deve-se dar uma passada final do vibrador no concreto, evitando qualquer contato com a armadura.

A revibração é importante por ela é um processo que se realiza antes do início do pega após o primeiro adensamento. E este processo pode melhorar a qualidade do concreto desde que seja evitada a quebra da cristalização. Além disso, ela evita a exsudação e as fissuras iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com