TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Compor Uma Sala Temática De História?

Casos: Como Compor Uma Sala Temática De História?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Em conversas com professores de História, em relação às aulas e salas dessa disciplina, chegamos às seguintes conclusões: para as aulas se tornarem um ambiente significativo para o processo de ensino-aprendizagem, precisamos utilizar recursos tecnológicos, trabalhar com documentos históricos em sala de aula e possuir uma sala temática de História. Analisando essas conclusões, chegamos ao seguinte entendimento: é possível colocar em prática essas propostas de ensino de História, porém seria necessário um maior financiamento para a educação pública, e, em relação às instituições particulares, mais incentivos para melhorar as estruturas físicas e materiais das escolas. Ressaltamos que algumas instituições públicas e particulares possuem boas estruturas físicas e materiais, mas estas fogem à regra.

Como compor uma sala que seja atrativa e significativa para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos? No decorrer do texto proporemos a formação dessa sala de aula para os professores de História. Mas, adiantando, para compor uma sala temática de História, necessitaríamos, antes de tudo, do espaço físico, isto é, uma sala somente para a disciplina.

Um ambiente pedagógico que disponha de materiais e recursos e que possa contemplar os diferentes segmentos sociais e étnicos (homens, mulheres, negros, índios, idosos, migrantes, imigrantes, homossexuais, entre outros) pode auxiliar na concepção de ensino que entende a História como um processo. Nessa concepção, existe a participação dos diversos sujeitos históricos que citamos acima. Portanto, o desenvolvimento de um significativo ensino de História, através do qual os alunos se compreendam como sujeitos históricos, requer uma adequação nesse ambiente pedagógico – e a sala temática é uma opção.

Em uma sala temática de História é imprescindível a presença e a utilização didático-pedagógica de imagens (fotografias, gravuras, reproduções de obras de arte, xilogravuras, charges). Esses materiais possibilitarão que o professor demonstre para os alunos a identificação de aspectos que caracterizam épocas, locais, povos, fatos e acontecimentos. Com esses materiais, os alunos perceberão as mudanças, permanências, rupturas e semelhanças em diferentes épocas e espaços.

Outros elementos que devem fazer parte das salas temáticas de História são os objetos da cultura material (vestimentas, utensílios domésticos, ferramentas, ornamentos, móveis, entre outros). Esses objetos materiais, palpáveis, possibilitarão o contato dos alunos com elementos de seu convívio social e étnico e de outros grupos sociais, em diferentes tempos e espaços, contribuindo para a compreensão de diferentes culturas, na medida em que esses objetos estão relacionados à sobrevivência de cada cultura.

Os fantoches integram também a lista de materiais presentes nas salas temáticas de História. Eles permitem a representação de aspectos e situações que envolvem pessoas e grupos que formam a sociedade. Os professores também podem utilizar discos, fitas de vídeos, DVD, áudio e CD, pois as linguagens musical e cinematográfica proporcionam o contato dos alunos com outras manifestações culturais de diferentes tempos e espaços.

Nas salas temáticas de História podemos utilizar o gravador de voz, que permite o registro de depoimentos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com