TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Colaborativa é Uma Atividade Elaborada Em Forma De Estudo De Caso, Situação Problema, Projeto, E é Realizada Com O Seu Grupo De Sala De Aula. O Objetivo é Estimulá-lo A Resolver Uma Tarefa Por Meio Da Discussão Com Os Membros De Seu Gru

Dissertações: A Atividade Colaborativa é Uma Atividade Elaborada Em Forma De Estudo De Caso, Situação Problema, Projeto, E é Realizada Com O Seu Grupo De Sala De Aula. O Objetivo é Estimulá-lo A Resolver Uma Tarefa Por Meio Da Discussão Com Os Membros De Seu Gru. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  3.198 Visualizações

executados.

Passo 1. Por meio de pesquisas e entrevistas, liste as necessidades e sugestões do cidadão diante do tema escolhido. Depois, aborde os principais problemas que envolvem o tema.

Passo 2. Elabore perguntas que direcionem a pesquisa ou a entrevista para a caracterização do problema principal, como por exemplo:

O que pretendemos conseguir com essa Cartilha?

Com certeza surgirão muitas pretensões. Para que você e sua equipe não se perca em meio a tantos objetivos, faça outra pergunta: "O que gostaríamos que o cidadão aprendesse com a Cartilha?".

E por último: "O que fazer?" e "Como fazer?"

Por exemplo, se o tema é: O que fazer com o nosso lixo? Poderia propor algumas perguntas para descrever o problema.

As respostas a estas perguntas levariam a descrever o foco do problema:

"...produtos altamente tóxicos e poluentes são despejados por nós no meio ambiente, às vezes sem termos consciência. A despreocupação das autoridades se reflete na falta de conhecimento da população, resultando nos grandes danos causados dia após dia. Através dessa cartilha procuramos mostrar que existe muita coisa errada por aí.... E pouca coisa certa!!"

Fonte: UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Escola de Administração.

Passo 3. Após o estabelecimento do problema central, desenvolva de forma clara e objetiva os tópicos ou subtemas que devem ser abordados em sua cartilha.

Exemplos dentro do tema "O que fazer com o nosso lixo?"

Tópico ou Subtema: Qual finalidade dar à:

a) Pilhas e baterias

b) Disquetes e cartuchos

c) Eletro-eletrônicos

d) Isopor

e) Lâmpadas fluorescentes

f) Pneus

g) Remédios

h) Garrafas Pet, latas e vidros

i) Tintas e solventes

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com