TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como funciona a instalação de gás nos predios

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

a alimentação de gás deve ser recebida no empreendimento sempre em baixa pressão, quando pelo endereço o mesmo recebe alimentação em média é necessário um regulador de pressão para que o prédio seja abastecido na pressão exigida pela ceg (companhia estadual de gás). após passar pelo regulador o gás é encaminhado ao medidor coletivo, que normalmente vai realizar o cálculo de abastecimento total de cada bloco (tratando assim de um condomínio residencial), após passar pelo medidor coletivo chegamos aos medidores individuais normalmente localizados nos andares dos predios em armários chamados PIS. Os mesmos devem possuir um duto de ventilação com 1/10 de sua área e atender as normas contidas no RIP (regulamento de instalações prediais) que é liberado pela ceg e pela abnt. Cada medidor individual atenderá um apartamento u serviço.

O dimensionamento é realizado por duas formas: a instalação interna primária e a instalação interna secundária.

Instalação interna secundária: é a parte entre os pontos de alimentação (aquecedor, fogão,churrasqueira,etc) até o medidor individual.

Instalação interna primária: é a parte entre os medidores individuais e o medidor coletivo. (teoricamente a tubulação que vai alimentar todo o prédio, dependendo assim dos trechos mais afastados e da potência total).

cada PI só pode possuir 4 medidas ao alto, ou seja, 4 medidores em paralelo devido as distancias mínimas exigidas entre eles conforme normas da ceg.

Todo ambiente que possuir aparelho alimentado ou tubulação passando deverá possuir ventilação permanente. Normalmente nas cozinhas utilizamos ventilação superior permanente de 600cm2 e inferior permanente na porta de 200cm2 (esse calculo de ventilação deve ser de área livre ventilada).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com