TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como funciona o pHmetro

Artigo: Como funciona o pHmetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  1.926 Visualizações

Página 1 de 2

Como funciona o pHmetro?

A leitura do aparelho é feita em função da leitura dos milivolts que o eletrodo gera quando é submerso na amostra. Assim, esses milivolts são convertidos para uma escala de pH. O pHmetro deve ser calibrado de acordo com os valores referenciados nas soluções de calibração. A freqüência de calibração do pHmetro depende da freqüência de medições e da qualidade do aparelho. Quando o pHmetro é estável e as medições são freqüentes, não há necessidade de calibração diária. Caso as medições sejam feitas ocasionalmente, o mais indicado calibrar sempre o aparelho antes do uso.

Existem, basicamente, quatro tipos:

pHmetro de bancada: É indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, mV e temperatura. Tem ainda como diferencial a indicação e compensação automática de temperatura.

pHmetro de bolso: substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura.

pHmetro portátil: Utilizado geralmente em indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, açucareiras e etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição, evitando assim problemas ou erros por contaminação.

pHmetro digital: Mais utilizado em trabalhos de pesquisa e rotina do laboratório, o pHmetro digital possui alta precisão nos resultados.

Erros na medida do pH

• Erro alcalino: Quando a concentração de íons H+ é baixa e a concentração de Na+ é alta, o eletrodo responde ao Na+ como se este fosse o H+ e o pH medido torna-se menor que o pH verdadeiro.

• Erro ácido: Em ácidos fortes, o valor do pH medido torna-se maior que o pH verdadeiro, devido à saturação de íons H+ na superfície da membrana de vidro do eletrodo. Isto ocorre devido à saturação dos sítios ativos da membrana de vidro do eletrodo.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »