TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compressores

Trabalho acadêmico: Compressores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Compressores são equipamentos mecânicos que captam ar, ou gases em uma determinada pressão, com a função de comprimi-los até uma pressão desejada, de grande utilização em indústrias automatizadas para circuitos de ar comprimido, e em refinarias de petróleo como processo de produção de gases.

Partindo deste pressuposto, busca-se neste trabalho discorrer sobre compressores como máquinas, destinados basicamente a elevar a pressão do ar, admitidas em condições atmosféricas, tornando-o útil às mais variadas tarefas e aplicações.

Assim sendo, o presente estudo irá discorrer sobre a classificação de alguns dos tipos de compressores levando-se em consideração os aspectos construtivos, bem como também o princípio de funcionamento que proporciona a ele a possibilidade de uma elevação da pressão do ar.

1 TIPOS DE COMPRESSORES

Sabe-se que existem os mais variados tipos de compressores, cada um desempenha sua função pré – determinada no sistema. A seguir veremos os alguns dos tipos de compressores de forma detalhada.

O primeiro que iremos abordar é o Compressor dinâmico que segundo Nóbrega (2011, p.13), tem como princípio de funcionamento fazer com que o gás ganhe velocidade conforme passa pelos estágios de palhetas ou rotores, partes do elemento rotativo, e com essa velocidade uma pequena quantia dessa energia recebida como forma de pressão, com essa característica, são mais utilizados para processos que exigem grandes quantidades de vazão e pressões baixas.

Ao passo que o Compressor axial é o mais utilizado em refinarias e siderúrgicas, por apresentarem altas rotações, consequentemente alta capacidade de vazão, pois, “ele supera todos os compressores nessa característica, porém é o que menos comprime” (NÓBREGA, 2011, p.14). O gás é conduzido pelas palhetas rotativas que faz com que ele ganhe velocidade, e quando entra em contato com as palhetas estacionárias transforma essa energia em uma pequena quantidade de pressão.

Não obstante, o Compressor centrífugo assim como o compressor axial faz com que o gás ganhe velocidade para gerar vazão e pressão,

Porém o ar é impelido por rotores, e após essa passagem o gás é recebido pelos difusores que são componentes fixos a carcaça do equipamento, atravessando por mais de um estágio de compressão, a transformação da energia se dá pelo aumento da área de passagem, e com redução da velocidade (NÓBREGA, 2011, p.12).

Já os Compressores de Deslocamento Positivo têm por característica vazões baixas, porém alto poder de compressão, trabalhando com pressões elevadas. Seu princípio de funcionamento se traduz em admitir uma quantidade de gás através de válvulas, que se fecham após essa etapa, “e ficará enclausurado numa câmara, a qual terá seu espaço reduzido pela ação dos componentes móveis do equipamento, elevando a pressão do gás, forçando para que seja descarregado”, (NÓBREGA, 2011, p. 15).

Ainda discorrendo sobre compressores destaca-se o Compressor de parafuso atua com dois rotores com formato de parafuso giram em sincronismo, admitindo o gás, e transportando para uma câmara seguinte que está fechada até que uma pressão de trabalho desejada seja atingida e a descarga realizada.

E o Compressor de lóbulos atua após a admissão, o gás passa entre dois ou mais rotores, que giram em sincronismo sem se tocarem, “esses rotores tem um espaçamento maior no início, que vai diminuindo ao longo que o gás é conduzido para a descarga, aumentando sua pressão”, (SANTOS, 2010, p. 17).

Ressalta-se que os Compressores alternativos são máquinas complexas com vários componentes submetidos ao desgaste, devido seu regime de trabalho ser de alto impacto para sua estrutura geral. É um equipamento crítico com passagem de gás podendo ter vazamentos, prejudiciais a saúde, e se não realizado acompanhamento da preditiva uma falha catastrófica também poderá ser resultante desse tipo de equipamento.

Uma quantidade de gás é admitida para dentro de um cilindro, equipado com válvulas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com