TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compressor Palheta

Resenha: Compressor Palheta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Resenha  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 3

Compressor Palheta

Possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relação à carcaça. Esse tambor possui rasgos radiais que se prolongam por todo o seu comprimento e nos quais são inseridas palhetas retangulares. Quando o tambor gira, as palhetas deslocam-se radialmente sob a ação da força centrífuga e se mantêm em contato com a carcaça. O ar aspirado ocupa os espaços definidos entre as palhetas.

Devido à excentricidade do rotor e às posições das aberturas de sucção e descarga, os espaços constituídos entre as palhetas vão se reduzindo de modo a provocar a compressão progressiva do ar. A variação do volume contido entre duas palhetas vizinhas, desde o fim da admissão até o início da descarga, define, em função da natureza do ar e das trocas térmicas, uma relação de compressão interna fixa para a máquina. Compressores de palhetas rotativas são caracterizados pela versatilidade, potência, confiabilidade e relação preço-qualidade.

Compressor Parafuso

Possui dois rotores em forma de parafusos, macho e fêmea que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrenamento. A conexão do compressor com o sistema se faz através das aberturas de sucção e descarga, diametralmente opostas: O ar aspirado ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há o engrenamento de um determinado filete, o ar nele contido fica retido entre o rotor e a carcaça. A rotação faz então com que o ponto de engrenamento vá se deslocando para frente, reduzindo o espaço disponível para o ar e provocando a sua compressão.

Finalmente, é alcançada a descarga, e o ar é liberado. De acordo com o tipo de acesso ao seu interior, os compressores podem ser classificados em herméticos, semi-herméticos ou abertos. A categoria dos compressores de parafuso pode também ser subdividida em compressores de parafuso duplo e simples. Os compressores de parafuso podem também ser classificados de acordo com o número de estágios de compressão, com um ou dois estágios de compressão.

Compressor de Lóbulos (Roots)

Possui dois rotores que giram em sentido contrário com uma folga muito pequena entre si e com a carcaça. O ar aspirado ocupa a câmara de compressão, sendo conduzido até a abertura de descarga pelos rotores. Os compressores de lóbulos, embora classificados volumétricos, não possuem compressão interna, porque os rotores apenas deslocam o fluído de uma região de baixa pressão para uma de alta pressão. São conhecidos como sopradores ROOTS e constituem um exemplo típico do que se pode chamar de soprador, porque gera aumento de pressão muito pequeno de até 15 PSIG e 21.000 m³/h de vazão. .

São muito versáteis e por isso têm sido instalados ao longo desses anos nos mais diversos setores industriais, tais como: sistemas de transporte pneumático, tanto em vácuo como em pressão positiva, aeração e oxigenação de tanques, aeração de silos, limpeza de filtros em tratamento de água, oxigenação de tanques de bactérias aeróbicas, tratamento de efluentes e etc.

Compressor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com