TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPRESSOR DE PISTÃO

Tese: COMPRESSOR DE PISTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

COMPRESSOR DE PISTÃO

São aqueles onde o movimento de um pistão num cilindro, bombeia o ar em uma direção e gera o fluxo de ar, onde esse pode ser armazenado ou utilizado diretamente sem necessidade de armazenagem (compressor de ar direto). Podem armazenar o ar, comprimindo-o em cilindros de diferente tamanhos, para uma melhor performance. Possuem válvulas unidirecionais para que o ar mantido no cilindro, não retorne para a bomba, prejudicando seu funcionamento.

1.1 UTILIZAÇÃO

Compressores de alta capacidade, geralmente possuem três pistões e são usado em grandes sistemas pneumáticos de fábricas e oficinas. São os mais potentes da categoria. Compressores de média capacidade, são utilizados em sistema de freios de trens e ônibus, oficinas mecânicas, borracharias e onde necesita-se de uma boa compressão. Geradores de baixa capacidade, são utilizados em aerografia, clínicas de dentistas e enchimento de infláveis em geral.

consegue-se aliviar a carga radial sobre os mancais, de modo a que a única carga que atua sobre os mesmos, além daquela resultante do próprio peso, é atuante sobre os eixos das rodas planetárias, resultante da pressão do gás nos dentes das mesmas durante o engrenamento.

2.0.3 Compressores de parafuso duplo

As secções transversais deste tipo de compressores podem apresentar configurações distintas. No entanto, em ambos os casos, o rotor macho apresenta quatro lóbulos, enquanto que o rotor fêmea, apresenta seis reentrâncias (ou gargantas). Normalmente, o veio do motor atua sobre o rotor macho, que por sua vez aciona o rotor fêmea. Um compressor parafuso duplo pode ser descrito como uma máquina de deslocamento positivo com dispositivo de redução de volume. O gás é comprimido simplesmente pela rotação dos rotores acoplados. Este gás percorre o espaço entre os lóbulos enquanto é transferido axialmente da sucção para a descarga. Sucção Quando os rotores giram, os espaços entre os lóbulos abrem-se e aumentam de volume. O gás então é succionado através da entrada e preenche o espaço entre os lóbulos. Quando os espaços entre os lóbulos alcançam o volume máximo, a entrada é fechada. O gás admitido na sucção fica armazenado em duas cavidades helicoidais formadas pelos lóbulos e a câmara onde os rotores giram.

2.1 UTILIZAÇÃO

Os compressores parafuso são hoje largamente usados em refrigeração industrial para a compressão de amônia e outros gases.

2.2 Vantagens

O movimento é de rotação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com