TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Em Web

Trabalho Universitário: Comunicação Em Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 7

3.2 E-commerce X E-business

Comércio eletrônico é toda e qualquer permutação, troca, compra e venda de produtos ou valores realizados através de um meio eletrônico, no nosso caso, a Internet. Inclui a exposição de bens e serviços on-line, bem como a colocação de pedidos, faturamento e ainda todo o processamento de pagamentos e transações.

Segundo Kotler (2000), o termo E-COMMERCE significa ser uma ampla variedade de transações eletrônicas, tais como o envio de pedidos de compra para fornecedores via EDI (troca eletrônica de dados). Ainda segundo Kotler, por trás dos negócios eletrônicos existem dois fenômenos: o da conectividade e da digitalização.

MODELOS DE E-COMMERCE:

Business to Business (B2B) - é o comércio entre duas empresas. Grande parte das transações que ocorrem comércio eletrônico são B2B. O Business to Business também é conhecido por Electronic Data Interchange (EDI).

Business to Consumer (B2C) - envolve a venda direta ao consumidor. Sites populares como a Americanas.com Submarino e Amazon.com são exemplos de sites de e-commerce Business to Consumer.

Consumer to Business (C2B) - este modelo inverte a lógica do B2C. Através dele, os consumidores ofertam um bem de consumo para uma empresa. O desenvolvimento de serviços por freelancers são exemplos deste modelo de negócio.

Business to Employee (B2E) - através dele, empresas oferecem bens ou serviços aos seus empregados em um ambiente de intranet. O B2E normalmente é utilizado para automatizar processos de trabalho relativos aos trabalhadores. Exemplos de aplicações B2E podem ser vistos na gestão online de apólices de seguros para os trabalhadores, programas de ofertas e recompensas para funcionários, entre outros.

Consumer to Consumer (C2C) - neste modelo, um intermediário permite a troca comercial entre dois ou mais consumidores. O comércio em sites de leilão (como o MercadoLivre e eBay) é um exemplo de e-commerce C2C.

O autor analisa dois tipos de e-commerce:

Canais comerciais: várias empresas estabeleceram serviços de informação e de e-marketing que podem ser acessados por aqueles que assinam o serviço e pagam uma taxa mensal. (…) Esses canais fornecem informações (notícias, bibliotecas, educação, viagens, esportes, consultas), entretenimento (diversão e jogos), serviços de compra, oportunidades e diálogos (informativos, fóruns, salas de bate-papo) e e-mail.

A Internet: a Internet é uma malha global de redes de computadores que tornou possível a comunicação global instantânea e descentralizada. (…)

Eles podem enviar e-mails, trocar experiências, comprar produtos e acessar notícias, receitas e informações sobre arte e negócios. A Internet em si é grátis, embora os usuários individuais precisem de um provedor de serviços da Internet para estarem conectados a ela.

Segue abaixo um exemplo de e-commerce:

Processos de aprovação - esses são fluxos de trabalho clássicos que normalmente envolvem controles, atualizações de documentos, timeouts, aprovações e delegações. Exemplos de uso nas empresas incluem configuração de ordem, verificações de crédito, termos especiais contratuais, atendimento de pedidos e renovação de assinaturas. No CRM, a maioria desses exemplos está focada nas áreas de vendas.

Fluxos de trabalho - em alguns casos, o principal problema é que um processo de aprovação é muito rígido. Assim, usar uma série de fluxos de trabalho para substituir um processo formal de aprovação permite que o processo de negócio avance mesmo que uma etapa de aprovação seja adiada.

Notificação via e-mail - sistemas clássicos de fluxo de trabalho usam documentos de transação, ou outras atribuições de tarefas explícitas para gerenciar o fluxo de trabalho entre os donos das tarefas. Quando um usuário conclui uma atividade, o status do documento é atualizado e o trabalho, então, passa para a próxima pessoa envolvida no processo.

Sequência de status - em muitos dos processos de negócios - especialmente na parte inicial do ciclo de vendas - é impossível saber exatamente a sequência de passos. É aí que etapas podem acontecer fora de ordem, em paralelo, ou fora do controle.

E-BUSINESS é um conjunto de todos os sistemas utilizados nos processos de um negócio, incluindo um ERP (Enterprise Resource Planning), que basicamente lida com a produção, um SCM (Supply Chain Managment), trabalhando com a rede de fornecedores, um DSS (Decision Suport System) ou um processo de BI(Business Intelligence), que trabalha a inteligência do negócio e tomada de decisões estratégicas, um CRM (Customer Relationship Managment), que trabalha com a relação do cliente com a empresa e, finalmente, um processo de commerce, que lida diretamente com as transações comerciais. O e-business engloba todas as atividades de uma empresa, é uma integração de atividades empresariais organizacionais que utiliza o sistema de informação e posteriormente a internet como meio de alcançar objetivos mercadológicos e comerciais.

E-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem online. A diferença entre E-commerce e E-business, expressões que muitas pessoas confundem, existe. E-business não envolve transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet, mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. É um erro de quem está no mercado utilizar estas duas expressões para dizer sobre a mesma coisa", explica o especialista. Um gerente de E-commerce de uma empresa, por exemplo, é aquele profissional responsável pelas relações comerciais da empresa na Internet. O gerente de E-business , por sua vez, é responsável pelas negociações da empresa na Internet. Um tem em seu trabalho a atividade de vendas e o outro não. Esta é a principal diferença. Para trabalhar numa destas duas ocupações, principalmente em e-commerce é essencial ter uma facilidade de comunicação para manter uma relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com