TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Estoque

Por:   •  4/6/2018  •  Resenha  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE METROPOLITANA DO GRANDE RECIFE

CURSO: ADM / LOGÍSTICA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA

PROF: LUIS GUSTAVO LOMI

ESTOQUES

Conceito de Estoque - Os estoques são materiais, mercadorias ou produtos acumulados para utilização posterior, de modo a permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade das atividades da empresa, sendo o estoque gerado, consequentemente, pela impossibilidade de prever-se a demanda com exatidão.

Tipos de Estoque:

Estoques de matérias-primas – Regula as diferentes taxas de suprimentos (fornecedor) e demanda (processo);

 Estoques de material semi-acabado – Regula as diferentes taxas de produção entre dois equipamentos subseqüentes;

 Estoque de produtos acabados – Regula as diferentes taxas de produção (processo) e demanda (mercado).

Razões para o Surgimento / Manutenção de Estoques

Falta de coordenação – Pode ser impossível ou inviável coordenar as fases do processo de transformação de forma a alterar suas curvas de suprimento e consumo para que estas sejam iguais, dispensando a necessidade de estoque entre elas;

Incerteza – Casos em que as taxas de consumo e fornecimento não são previsíveis (pedidos colocados com grande antecedência pelo cliente) geram incerteza no processo;

Especulação – Intenção de criação de valor e correspondente realização de lucro (prever aumento de preço e vender após o aumento);

Disponibilidade no canal de distribuição – Algumas situações exigem que os produtos sejam colocados próximos dos seus clientes. Se o mercado consumidor está distante, os canais de distribuição entram em funcionamento: locais de armazenagem (entrepostos, armazéns, CD’s e etc) e meios de transporte (rodoviário, aéreo, marítimo, fluvial e etc).

  • Estoque Máximo / Estoque de Segurança / Fator de Segurança / Estoque Virtual
  • Estoque de Cobertura / LT = Tempo de ressuprimento (lead time) / Ponto de Ressuprimento
  • Quantidade a Comprar / Lote Econômico de Compra


ESTOQUE MÁXIMO

EM = D x ( P + LT ) + ES

EM = Estoque máximo de estoque (atingido logo que o recebimento é feito);

 D = Taxa de demanda/uso (unidade/tempo) = CMp;

 P = Período de revisão;

 LT = Tempo de ressuprimento (lead time);

 ES = Estoque de segurança.

Exemplo:

Calcule o estoque máximo de um produto cuja demanda mensal é de 16.200 unidades. O período de revisão do estoque é de 2 semanas, o lead time é de 5 dias e o estoque de segurança é de 460 unidades.

Estoque de Segurança

[pic 1]

FS = Fator de segurança, que uma função do nível de serviço que se pretende;

 LT = Tempo de Ressuprimento (Lead Time);

 CMp = Consumo médio do período (s).

Fator de Segurança

[pic 2]

Exemplo

Calcule o estoque de segurança de um produto cujo fator de segurança é de 98%. O desvio padrão no período é de 540 unidades por dia e o lead time é de 5 dias.

Consumo médio Período

[pic 3]

Exemplo

No mês de janeiro usou-se 20 unidades do Retentor dianteiro do virabrequim – 05809BRGF SABÓ, em fevereiro usou-se 26 unidades, em março 23 unidades, em abril 20 unidades, em maio 22 unidades, em junho 21 unidades e em julho 18 unidades. Qual será a previsão de consumo para agosto?

Desvio Padrão

Definição: É um parâmetro muito usado em estatística que indica o grau de variação de um conjunto de elementos. Exemplificando. Se medirmos a temperatura máxima durante três dias em uma cidade e obtivermos os seguintes valores, 28º, 29º e 30º, podemos dizer que a média desses três dias foi 29º. Em outra cidade, as temperaturas máximas nesses mesmos dias podem ter sido 22º, 29º e 35º. No segundo caso, a média dos três dias também foi 29º. As médias têm o mesmo valor, mas os moradores da primeira cidade viveram três dias de calor, enquanto os da segunda tiveram dois dias de calor e um de frio. Para diferenciar uma média da outra, foi criada a noção de desvio padrão, que serve para dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a média são próximos ou distantes da própria média. No exemplo acima, o desvio padrão da segunda cidade é muito maior que o da primeira. Uma das aplicações mais comuns do desvio padrão é para cálculo da classificação no vestibular. Se dois candidatos ao mesmo curso tiram nota 7 em provas diferentes, o peso desse resultado vai depender do desvio padrão de cada exame. Digamos que a média das notas nas duas provas tenha sido 5. Aquele que obteve 7 na prova cujo desvio padrão foi menor, será mais considerado porque significa que ele conseguiu um 7 em um exame em que quase todo mundo ficou próximo a 5. Enquanto o outro conquistou um 7 em uma prova onde muitos outros também tiraram notas altas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com