TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE APURAÇÃO DE ESTOQUE: CONCEITOS

Por:   •  28/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODOS DE APURAÇÃO DE ESTOQUE: CONCEITOS

O estoque é renovado constantemente e, por conta de uma economia inflacionaria, é preciso estar atento na hora de lançar os custos das mercadorias.

Uma empresa pode adquirir os mesmos tipos de mercadorias em datas diferentes, pagando por elas preços variados. Então, para determinar o custo dessas mercadorias que estão no estoque e das mercadorias que foram vendidas, precisamos adotar algum método. Os métodos mais conhecidos para avaliação de estoque são: PEPS, UEPS e MPM.

1. PEPS

O método PEPS é executado como o “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”, ou seja, é organizada de acordo com que as mercadorias entram e saem do estoque. Quando as vendas acontecem, é dado baixa nas primeiras unidades que entraram. As mercadorias que chegaram primeiro, são as primeiras a serem mandadas, seja para produção ou na realização das vendas. Neste método de gestão de estoque, são usadas os custos dos lotes mais antigos quando as mercadorias deixam o estoque, partindo para o segundo lote mais antigo e, assim, sucessivamente.

2. UEPS

O método UEPS é executado como o “Último a Entrar, Primeiro a Sair”. Ele segue o raciocínio contrário ao do método anterior, o PEPS. Funciona assim: o custo do estoque leva em consideração o preço das ultimas unidades que foram adquiridas e lançadas no controle de estoque. Neste método, os preços mais recentes são os que valem, pois refletem os últimos gastos com a reposição de mercadorias. O PEPS é um dos métodos recomendados. O problema é que este método não é aplicável em todos os setores, tornando-se inviável, por exemplo, nas empresas que lidam com gêneros perecíveis como alimentos.

3. MPM

O método MPM (Média Ponderada Móvel ou Preço Médio Ponderado), é bastante utilizado no Brasil pela sua facilidade de ser executada. Funciona assim: o estoque é controlado sempre e, a cada aquisição de mercadorias, o cálculo de custos é feito novamente. É somado os custos do primeiro lote, com os do segundo lote e divide-se pela quantidade total de produtos.

REFERÊNCIAS

Sites:

CEFIS. Controle de estoque na contabilidade; 2018.

Disponível em: <https://blog.cefis.com.br/controle-de-estoque-na-contabilidade/>.

Acesso em 15 mar. 2018.

SB SISTEMAS. 3 melhores métodos para gestão de estoque; 2018.

Disponível em: < http://www.sbsistemas.com.br/blog/conheca-os-3-melhores-metodos-para-gestao-de-estoque/ > . Acesso em 15 mar. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com