TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Gerais De Engenharia De Software;

Casos: Conceitos Gerais De Engenharia De Software;. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 5

2. Resumo 1.2 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software;

Introdução

Ao passar do tempo, ninguém imaginava que o software tornaria um elemento muito importante para o mundo e teria a capacidade de manipular a informação. Com muitos elementos computacionais tiveram mudanças até hoje e continuam tendo. Com este crescimento computacional, levam a criação de sistemas perfeitos e problemas para quem desenvolvem softwares complexos. As preocupações dos engenheiros de software para desenvolverem os software sem defeitos e entregarem estes produtos no tempo marcado, assim leva a aplicação da disciplina de engenharia de software. Com o crescimento desse segmento muitas empresas possuem mais especialistas em TI em que cada um tem sua responsabilidade no desenvolvimento de software e é diferente de antigamente que era um único profissional de software que trabalhava sozinho numa sala (PRESSMAN, 2006).

Software

O software é o conjunto de vários artefatos e não apenas o código fonte (SOMMERVILLE, 2003).

Realizando uma comparação entre o software e hardware. Chegamos a seguinte conclusão. O software apenas pode ser desenvolvido e realizar a manutenção (mudança) no software é uma tarefa complicada, exige grande esforço da equipe de engenheiro de software. Ao passar do tempo o software fica deteriorado. Já para o hardware apenas pode ser fabricado e realizar a manutenção no hardware é simplesmente trocar à peça que esta em desgaste. Ao passar do tempo o hardware desgasta por vários motivos (PRESSMAN, 2006).

O software é caro porque torna se uma atividade difícil e trabalhosa de ser realizado pelo engenheiro de software (JALOTE, 2005).

De acordo Pressman (2006) o software estão categorizados em seguintes tipos, tais como:

• Software de sistema. São programas que apóiam outros programas, como o software que realiza a comunicação com o hardware (sistema operacional) e software que ajuda na construção de outro software (compiladores).

• Software de aplicação. São programas que são desenvolvidos para executar no negocio de uma empresa determinada.

• Software cientifico e de engenharia. São algoritmos que processam números.

• Software embutido. São programas construídos para executarem dentro de um produto especifico como a teclas digitais de um forno micro ondas.

• Software para linhas de produtos. São os softwares conhecidos como software de prateleiras.

• Software de web. São aplicativos que são executados via Internet.

• Software de inteligência artificial. São softwares que fazem os usos de algoritmos não numéricos. Estes tipos software se encaixam na robótica.

• Computação ubíqua. São softwares que realiza a verdadeira computação distribuída.

• Software aberto. São software que disponibiliza a visualização do código fonte da aplicação para o engenheiro de software modifica da maneira que deseja.

Software Legado

O nome de software legado é dado quando refere se num programa de computador que foi desenvolvido por há muito tempo. A preocupação do engenheiro de software com os softwares legados esta na baixa qualidade do software. Muitas vezes não existem documentações e se existem são pobres de detalhes, os casos de teste são pobres quando tem e sem um controle de mudanças. E muitas vezes não mexem no software legado quando eles atentem as necessidades do cliente (PRESSMAN, 2006).

Engenharia de Software

Engenharia de software é uma abordagem sistemática e disciplinada para o desenvolvimento de software (PRESSMAN, 2006).

Uma das grandes dificuldades da engenharia do software é resolver o problema e deixar o cliente satisfeito com o software (JALOTE, 2005).

Na demonstração da figura 1 representa uma visão do engenheiro de software em desenvolver o software que traz uma grande satisfação para o usuário quando ele próprio utiliza o software.

A engenharia de software foca no software como produto. Não entra neste escopo o softwares construídos apenas para passarem o tempo dos programadores (PAULA FILHO, 2009).

No desenvolvimento de um projeto de software quanto mais complexo é o software, maior é o empenho que o engenheiro de software deve fazer para desenvolver e tem que ter maior gerenciamento (JALOTE, 2005).

Na demonstração da figura 2 representa uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com