TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos e ferramentas para análise e desenvolvimento de sistemas

Trabalho acadêmico: Conceitos básicos e ferramentas para análise e desenvolvimento de sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

2.0. Introdução

Atividade neste caso “Nossa Locadora de Livros”, falarei sobre Sistemas de Informação e suas principais características, com base em pesquisas sintetizadas.

O conteúdo descrito a seguir pode ser aplicado em qualquer situação onde haja necessidade de uso de algum dos sistemas abordados.

Neste trabalho iremos de uma forma simples e objetiva descrever sobre vários conceitos básicos e ferramentas, vistas ate o presente momento do curso, neste caso o terceiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas colocando em pratica conteúdos das matérias de Banco de dados II, Análise de sistemas II, Linguagem de Programação e Estrutura de Dados, Ética, Politica e Sociedade, Metodologia Cientifica. Daremos ênfase nos seguintes assuntos: conceitos da propriedade ACID, Sistemas Operacionais, estruturas de dados do tipo fila e pilha, estudos de casos e Temas importantes referentes à administração da informação.

3.0. Objetivo

Expor os assuntos propostos para a produção textual, de forma que possa ser demonstrado o que pôde ser absorvido por meio das pesquisas realizadas e dos conteúdos propostos no decorrer do curso até o momento. Com o uso de ferramentas de pesquisa abordaremos de uma forma simples e objetiva sobre vários conceitos básicos e ferramentas utilizadas, vistas no terceiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas das matérias de Banco de dados II, Análise de sistemas II, Linguagem de Programação e Estrutura de Dados, Ética, Politica e Sociedade, Metodologia Cientifica.

4. Desenvolvimento: para que os sistema desenvolvidos possam ter uma boa base de tecnologia, alguns conceitos são aplicados, conceitos esses que auxiliam os desenvolvedores e analistas. Para o desenvolvimento desta atividade, realize uma pesquisa sobre as seguintes diretrizes.

4.1 Os conceitos da propriedade ACID

Em miúdos ACID é a união das iniciais de:

• Atomicidade

• Consistência

• Isolamento

• Durabilidade

Todo Sistema Gerenciador de Banco de Dados aplica os conceitos de ACID, pois, caso isto não ocorra ele não pode ser considerado um SGBD. Vejamos então as características de cada item:

Atomicidade

Significado para: Na transação ou se faz tudo, ou nada, sem meio termo. Pensando que em uma transação podemos ter mais de uma operação, então "em uma transação realizamos a inclusão de um cliente novo, a geração de uma nota fiscal e a baixa no estoque do produto vendido, ao final desta transação, devemos confirmar a transação por inteiro e gravar todas estas operações, se esta transação não se confirmar ao final, nenhuma destas operações pode ser gravada no banco de dados, garantindo assim a atomicidade da transação".

Consistência

Tem por objetivo garantir que o banco de dados antes da transação esteja consistente e, que após a transação o banco permaneça consistente, sem problemas de integridade. Neste ponto, podemos contribuir com o trabalho do banco de dados, criando mecanismos que evitem problemas de integridade no banco, por exemplo: "se realizar uma transação em uma conta bancária, onde o cliente possui um saldo de R$ 50,00 e não tem limite de crédito (não pode ficar negativo) e esta transação for uma retirada de R$ 60,00 , esta transação não pode ser concluída pois a consistência do banco de dados não estaria garantida deixando a conta com um saldo negativo."

Isolamento

Objetiva garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com