TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceto colorido

Por:   •  6/5/2016  •  Artigo  •  4.237 Palavras (17 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 17

 OBS: Enumerar as figuras, títulos e subtítulos. As tabelas já estão enumeradas corretamente.

INTRODUÇÃO

O concreto é um dos principais materiais estruturais utilizados na construção civil no Brasil e no mundo. A soma de suas qualidades tais como: custo beneficio, a resistência à impactos e vibrações, a versatilidade em ser moldado de diversas formas e a capacidade de resistir a intempéries, o torna um material indispensável na construção em geral, mas o seu aspecto acinzentado sofre com os preconceitos oriundos das exigências de um mercado incontentável.

As necessidades arquitetônicas de inovar a criatividade a todo instante impedem os arquitetos de acolher o concreto como material prevalecente em seus projetos, devido a essas características, e buscam utilizar materiais que aceitem um manuseio artístico mais fácil ou revestimentos decorativos.(AGUIAR. 2003). Nessa perspectiva, o concreto cromático entra neste cenário para estabelecer um parâmetro entre estética e resistência que satisfaça a ambas as áreas arquitetônicas e engenharias.

A igualdade nas propriedades físicas, e variedade de coloração do concreto, em relação ao tradicional tem uma influência significativa na disseminação desse tipo de concreto   no mercado. (PIOVESAN, 2009). O concreto colorido é produzido conforme o tradicional substituindo ou não concreto cinza CPIV pelo cimento Portland branco, acrescentando pigmentos coloridos e alguns minerais para que se mantenha a necessidade de resistência.

Dessa forma, nosso  objetivo nesse artigo é analisar resultados  de pesquisas relevantes quanto ao uso seguro do concreto colorido, avaliando a influência química da introdução de diferentes tipos de  pigmentos ao concreto e o seu emprego na construção civil no mercado universal, além de apresentarmos breve  histórico do início de suas aplicações.

A pertinência do aprofundamento desses aspectos está relacionada ao fato de que o concreto colorido pode nos proporcionar uma melhoria estética vultosa, mas seu uso não se restringe em apenas introduzir sua cor. “O uso do concreto à base de cimento Portland branco estrutural com adição de pigmentos é uma tecnologia promissora, mas que deve ser bem estudada e implementada, evitando assim que a mesma seja comprometida por resultados não satisfatórios” (PIOVESAN, 2009).

Supomos assim que  o uso dos pigmentos adicionados ao cimento com o intuito de produzir o concreto cromático  afete diretamente às suas características mecânicas, influenciando negativamente em sua resistência, e variando essa influencia conforme o tom da coloração desejada no material. Essa influência pode ser diminuída ou anulada, com a adição de quantidades proporcionais  de minerais aos traços na fabricação do concreto, e com diferentes meios de cura do material .

O uso desenfreado de materiais sem uma avaliação prévia de seu comportamento em serviço tem acarretado na indústria da construção uma série de problemas anormais em edificações que afetam a durabilidade da mesma, acarretando desperdício de recursos e de  tempo (KIRCHHEIM, 2003)

O concreto pigmentado foi produzido pela primeira vez na Inglaterra pela empresa G. &  T. LTDA em 1920, mas a sua utilização em uma obra pela primeira vez foi na fábrica de cigarro “The Carreras Black Cat” onde foi utilizado areia com colorações ocres, para se obter a pigmentação.(COELHO, 2001).

Segundo Passuelo (2004) existem várias formas de se conseguir um concreto cromático, entre elas há a aplicação de revestimentos como a  pintura, uso de pigmentos a sua mistura ou a utilização de cimentos e agregados de cor, como a areia por exemplo. Porém obter um concreto colorido com referencias mecânicas aceitáveis não e tão simples.Embora esses processos sejam necessários para se obter um concreto visivelmente de boa qualidade, a sua certeza só se torna possível após a implementação de um sistema de controle e execução perspicaz.

Em vista disso, através da consulta a trabalhos científicos nessa área, a saber: artigos, dissertações, teses e livros, que atendam à  necessidade de informações necessárias para responder os objetivos deste texto,  passamos a seguir a apresentar  o estudo que fizemos sobre trabalhos acadêmicos que se atentaram às . influências de pigmentos aplicados ao concreto e o seu histórico.

CONCEITO DE CONCRETO COLORIDO

Na literatura o concreto colorido é também denominado como concreto cromático ou concreto pigmentado. Ele se constitui como um dos tipos de concreto
aparente, porém dotado de cor (Borges, 2015).

É o concreto cujas superfícies visíveis cumprem funções estéticas e apresentam uma aparência previsível Rivera (2007).

Os concretos cromáticos podem ser produzidos de três formas: pintando a superfície do concreto depois de endurecido; incorporando pigmentos dentro da mistura; ou simplesmente pela seleção de agregados miúdos e graúdos e cimentos com cores especiais, obtendo desta forma colorações derivadas da sua cor natural (Henao Celedón e Avendaño, 1999 apud Passuelo, 2004 apud Borges, 2015).

[pic 1]

Figura 1- Concreto pintando a superfície depois de endurecido.

[pic 2]

Figura 2- Incorporando pigmentos dentro da mistura.

[pic 3]

Figura 3- Concreto pigmentado pela seleção de agregados miúdos e graúdos.

O concreto é um material que apresenta grandes virtudes sob o ponto de vista da concepção estrutural. Sua baixa permeabilidade, flexibilidade de uso e formas e, principalmente, o seu desempenho mecânico são as principais características que fazem desse material um dos mais utilizados no mundo (Piovesan, 2009).

Para um concreto colorido há duas características fundamentais: ele tem que te dar condição de se obter a cor desejada e tem que ter resistência suficiente para suportar a carga que lhe é submetido

Com desenvolvimento do Cimento Portland Branco os resultados de cores ficaram mais satisfatórios uma vez que o cimento tradicional traz às obras a cor acinzentada característica de sua composição.

O cimento Portland branco é aplicado em concreto branco e cromático com a finalidade de reproduzir com maior fidelidade a cor desejada, dispensando assim o uso de pintura e outros revestimentos. Sua utilização, com ou sem pigmentos,  confere  ao  local  aplicado  uma  aparência  de  bem-estar  e higienização. É muito utilizado em aplicações aparentes como em obras públicas e de arte, e na sinalização de ruas (Kirchheim, 2003 apud Piovesan, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (926.4 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com