TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Configurações das subestações

Artigo: Configurações das subestações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Configurações das subestações.

Os esquemas elétricos operacionais de uma subestação diferenciam um dos outros pela forma a qual os elementos (linhas, transformadores, disjuntores e seccionadores) de uma subestação se conectam entre si. Cabe lembrar que o disjuntor pode operar com o circuito energizado, enquanto a chave seccionadora somente opera com o circuito sem carga. Os principais esquemas elétricos são apresentados abaixo:

Barra Simples:

Este é o esquema mais simples de uma subestação. Neste esquema, todos os circuitos se conectam a mesma barra e na ocorrência de alguma falta, estes circuitos serão desligados. A figura apresenta o diagrama esquemático desta configuração.

Figura 1 - Diagrama unifilar de uma SE (Barra Simples).

Devido à perda dos circuitos na presença de uma falta ou na manutenção do disjuntor, esse arranjo é utilizado em subestações de pequeno porte. Esse arranjo para uma subestação é o que apresenta o menor custo de implementação, e uma menor área necessária para a sua instalação. Abaixo as características da configuração Barra Simples:

- Menor área necessária.

- Baixa confiabilidade.

- Baixa disponibilidade.

- Perda do circuito na manutenção do disjuntor.

- Instalação extremamente simples.

- Custo reduzido.

- A ampliação do barramento não pode ser realizada sem a completa desenergização da subestação.

- Sua utilização não é aconselhada para a alimentação de cargas que possam ser interrompidas.

Barra Simples com a Utilização do By-Pass.

O esquema Barra Simples pode apresentar uma melhor disponibilidade com a utilização de uma chave de By-Pass para a alimentação dos circuitos. O diagrama unifilar de uma subestação com uma chave de By-Pass é apresentada abaixo.

Figura 2 - Diagrama unifilar de uma subestação Barra Simples com By - Pass.

As Características apresentadas por um sistema barra simples com a utilização de uma chave de By – Pass é a mesma apresentada pela configuração barra simples. Esta configuração se diferencia da configuração barra simples por possui um custo um pouco mais elevado devido a utilização de chaves de By – Pass. Uma outra característica desta configuração é que o circuito perde a proteção e a seletividade da proteção na ocorrência de uma falta, ou seja, o defeito em um dos circuitos causa o desligamento em todos os circuitos ligados a esta subestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com