TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DELAÇÃO PREMIADA, NO PONTO DE VISTA SÓCIO PSICOLÓGICO, CONFIGURA-SE UMA CONDUTA ANTIÉTICA?

Ensaios: A DELAÇÃO PREMIADA, NO PONTO DE VISTA SÓCIO PSICOLÓGICO, CONFIGURA-SE UMA CONDUTA ANTIÉTICA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  5.971 Palavras (24 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 24

1INTRODUÇÃO

A Delação Premiada é um instituto hodierno presente na legislação penal brasileira, que tem como desígnio assistir o Estado na persecução criminal por meio de benefícios concedidos ao agente, que com sua delação venha entregar um ou mais comparsas, propiciando assim a aplicação da justiça criminal por parte do Estado. Tal instituto pode ser aplicado a qualquer crime, contudo é mais utilizado nos ilícitos exercidos por organizações criminosas, que atualmente apresentam sofisticação e preparo tecnológico para o cometimento dos mais variados delitos. Com o aumento acirrado da criminalidade no Brasil, faz-se necessário um instrumento que possibilite o Estado obter recursos à altura dos métodos praticados pelos criminosos, que agem tanto de forma isolada quanto em organizações.

O presente trabalho objetiva compreender e examinar o instituto da Delação Premiada, analisando a visão sócio psicológica desse instrumento de política criminal do Estado, capaz de solucionar os problemas para os quais foi criado.

Dessa forma, considerando a Delação Premiada como instituto único, procurar-se-á responder ao questionamento: a Delação Premiada, do ponto de vista sócio psicológico, configura-se uma conduta antiética?

Como fundamentação à pesquisa no intuito de responder tal questionamento, analisar-se-á o conceito de Delação Premiada e os princípios que o norteiam, os requisitos para concessão da mesma, bem como os benefícios oferecidos por ela.

Dedicar-se-á um capítulo concernente aos aspectos críticos que envolvem a Delação Premiada, aspectos estes que dizem respeito à ética e seu entrelaçamento com a moral, levando a entender que a aplicação da Delação Premiada não se caracteriza como uma conduta antiética.

Para fundamentar o estudo em questão, utilizar-se-ão como base principal os conceitos e ideias de autores como: Damásio E. de Jesus, Alberto Silva Franco, Ciro Trento, William Rodrigues Estrela, José Alexandre Marson Guidi, Guilherme de Souza Nucci, De Plácido e Silva, Maria Izabel Duram, Fernando Capez, Cezar Roberto Bitencourt, Davi Teixeira de Azevedo, entre outros.

Utilizou-se como metodologia de abordagem, o hipotético dedutivo, já que o trabalho se desenvolveu a partir de problema formulado, realizando-se uma análise crítica do aspecto sócio psicológico da Delação Premiada, confrontando-o com os fatos reais, o que permitirá adquirir a resposta procurada.

No tocante aos métodos de procedimento, utilizei os métodos comparativo e funcionalista, uma vez que se objetivou entender a função da Delação Premiada e verificar sua aplicabilidade no que diz respeito a sua caracterização como conduta antiética.

Objetivando harmonizar uma posição teórico-metodológica com o tema, empregou-se a técnica de pesquisa bibliográfica. Faz-senecessário observar que essa técnica permitiu a aquisição de várias informações, as quais serão obtidas através de consultas a várias fontes. No que diz respeito à pesquisa bibliográfica, tem-se como fontes: doutrinas, teses e sites da internet, o que constitui um abundante material, essencial para análise do instituto da Delação Premiada.

2 O CONCEITO DE DELAÇÃO PREMIADA E OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS QUE O NORTEIAM

Um dos grandes incômodos vivenciados hoje pela sociedade contemporânea é o aumento da criminalidade. O Estado, instituição protetora e soberana, em face do grau de organização dos criminosos, lança mão de todos os meios plausíveis objetivando o combate deste enorme mal que ligeiramente se prolifera. Visando realizar esta pugna preocupou-se em criar instrumento capaz de resolver tal peleja, lançando mão do instituto da Delação Premiada. Tal instituto fundamenta-se na contribuição do próprio agente do ato perquirido e, com sua ajuda, chega-se aos demais participantes, para que se identifiquem e punam-se os envolvidos na medida em que concorreram para o cometimento do crime.

Tal instituto, desde seu surgimento, vem sofrendo inúmeras críticas, sobretudo no que diz respeito ao fato de ser ou não ético. Destarte, antes de tratarmos a esse despeito necessário se faz entendermos o que é o instituto da Delação Premiada.

Podemos definir Delação Premiada como um instituto de Direito Processual Penal que consiste na estimulação de um integrante de um determinado grupo criminoso que, objetivando ter a sua pena diminuída ou até mesmo apartada, realiza acordo com o estado, onde irá dar informações sobre o cometimento de um determinado crime de que fez parte para, ao fim da investigação, obter algum benefício.

De acordo com os estudos de Piragibe e Malta (1988, p. 273), o verbo delatar quer dizer:

Denunciar alguém como autor de uma infração quando o denunciante é pessoa não incumbida de participar da repressão penal, nem é legitimamente interessada na acusação, e procura algum proveito indefensável. Tem, portanto, sentido pejorativo: "Alcaguetar".

Conforme o Dicionário Jurídico Piragibe (2007, p.366) “é causa de diminuição de pena para o acusado ou partícipe que entregar seus comparsas”. O termo delação origina-se do latim delatione e significa denunciar, revelar (crime ou delito).

Fernando Capez, em sua conhecida obra Curso de Processo Penal (2003, p. 298), decodifica a delação premiada como sendo “a afirmativa feita por um acusado, ao ser interrogado em juízo ou ouvido na polícia. Além de confessar a autoria de um fato criminoso, igualmente atribui a um terceiro a participação como comparsa.”

De acordo com Maria Izabel Duran (2008, p.1):

A delação premiada é definida como instituto criado para estimular o criminoso a delatar outros criminosos, perigosos à sociedade, contribuindo com ela e tendo como recompensa, uma redução considerável de sua pena ou até mesmo, receber um tipo de pena menos rigoroso. Em outras palavras, é um benefício concedido ao indivíduo autor de crime em concurso com outros indivíduos, que cooperar na investigação, auxiliando os policiais na elucidação de crimes e que entregar seus companheiros.

Já para o estudioso do tema Rafael Boldt (2005, p.4), a delação premiada é:

A possibilidade que tem o participante ou associado de ato criminoso de ter sua pena reduzida ou até mesmo extinta, mediante a denúncia de seus comparsas às autoridades, permitindo o desmantelamento do bando ou quadrilha, ou ainda facilitando a libertação do seqüestrado, possível no caso do crime de extorsão mediante seqüestro cometido em concurso de agentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com