TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos tecnológicos na vida humana

Seminário: Conhecimentos tecnológicos na vida humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Avanços tecnológicos na vida humana

Nos últimos tempos, tem sido indispensável para a maioria das pessoas, a utilização dos meios de comunicações avançados. Os celulares e computadores são alguns deles. A tecnologia está presente na vida humana, proporcionando grandes facilidades de acesso. Vários setores, principalmente nas escolas, tem obtido um melhor desempenho, garantindo uma boa qualidade de ensino, com o auxílio dos objetos modernos.

Em tempos passados, as pessoas viviam normalmente, sem mesmo utilizar objetos modernos, porém com o passar do tempo, houveram avanços tecnológicos, onde se tornou indispensável, por exemplo, o uso de um telefone celular para se comunicar.

Hoje, através da internet também existem grandes facilidades de acessos. É possível viajar pelo mundo, saber notícias do último minuto e até mesmo adquirir um automóvel somente com um clique do mouse. Também é possível fazer transações bancárias, sem precisar sair de casa.

Sobretudo, é importante ressaltar o avanço que a tecnologia atual trouxe, para a qualidade de ensino das escolas e faculdades, principalmente com o famoso ensino a distância. O estudante poderá se profissionalizar, estudando através da internet controlando seus horários, porém a eficiência do aprendizado vai depender do empenho do aluno.

Enfim é importante saber utilizar bem das fontes e meios tecnológicos. Eles estão presentes em todos os lugares. Basta a cada um conscientizar-se desse bom uso e também saber passar dessa boa consciência aos filhos e gerações que estão por vir.

As tecnologias são, hoje, imprescindíveis na escola. Computador, internet, multimídia, televisão, elementos que já fazem parte do cotidiano de qualquer instituição estão mais próximos dos alunos do que os cadernos que eles levam e trazem todo dia.

Não é difícil ver um estudante acessando sua página no facebook ou no twitter pelo seu celular. E tudo isso na sala de aula mesmo. O professor, mediador entre o aluno e a aprendizagem, está vez por outra chamando a atenção do aprendente para que deixe de lado a tecnologia que está usando.

A escola também entrou na era da tecnologia. É possível encontrar professores que têm uma intimidade com a internet, por exemplo, utilizando-a para dar suas aulas, como também docentes que não sabem para onde vai nem onde mexem para aliar o conteúdo da sua disciplina ao que todos estão comentando nas redes sociais.

Aliás, redes sociais hoje passaram a fazer parte da vida de todos. Quem não tem acesso a nenhuma rede é como um náufrago que está em uma ilha e não tem com quem conversar nem como pedir ajuda.

O problema que tem surgido com o avanço da internet e com o excesso de informações é que muitos não sabem o que fazer com essa gama de informações que lhes chegam todo dia, a toda hora. É preciso filtrar o que está diante dos olhos. Nem toda informação é válida para determinado fim.

Esse é o problema: como transformar informação em conhecimento?

Os dois vocábulos não têm o mesmo sentido. Enquanto informar quer dizer “Espécie de investigação a que se procede para verificar um fato”, conhecimento é “Saber, instrução, cabedal científico”.

Em outras palavras, a informação é relacionada com o que está armazenado no cérebro; e o conhecimento é a capacidade que o ser humano tem de contextualizar e, utilizando a informação, agir sobre o objeto em questão, transformando-o, negando-o ou concordando com o que está posto.

Apenas saber sobre algo não quer dizer que alguém tem conhecimento. Pode ter informação, mas não conhecimento.

O conhecimento vai além da informação. É por isso que é importante ajudar o aluno a transformar todas as informações recebidas em conhecimento que ele vai utilizar para o resto da vida.

É possível transformar informação em conhecimento

Cristhiane Marques é coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e capacita os professores que buscam uma maior intimidade com as tecnologias. Se não intimidade, pelo menos ficar chegado a elas.

Além dos professores, para os quais o NTM oferta cursos, os pais e alunos também são atendidos com cursos técnicos profissionalizantes. “Trabalhamos aqui com as tecnologias como ferramentas pedagógicas”, diz a coordenadora.

Praticamente todas as escolas da rede pública têm seus laboratórios de informática ou salas de computação. Os professores levam os estudantes para fazerem trabalhos e até pesquisas na internet. Em casa, há também atividades a serem feitas por meio da rede mundial.

Segundo, Cristhiane, o estudante não tem ainda uma visão crítica do que seja utilizar o computador para estudo. “A visão do aluno é que a informática é um lazer, é para jogar, brincar”, diz.

Porém, esse lazer pode ser transformado em tarefa educativa. A escola, assim, ou as atividades escolares, ficam em segundo plano, e até nem têm lugar na vida do estudante.

É possível, sim, se apropriar da informação disponibilizada pela rede mundial de computadores para que isso se transforme em um aliado importante para a aprendizagem. “Cabe ao professor trabalhar essa mídia para que ele tire proveito desse conteúdo em sala de aula. Existem mil e uma oportunidades de para trabalhar o conteúdo. O papel do professor é filtrar essa informação, transformar esse mundo de informações para sua aula”, ressalta a coordenadora.

Produção colaborativa é a palavra da vez

A palavra de ordem hoje, quando se trata de produção colaborativa. Isso pode ajudar o estudante a sistematizar suas informações para transformá-las em conhecimento.

Produção colaborativa pode ser entendida como um processo criativo no qual a informação pode ser alterada para que todos tenham contato com ela. Aquele que era apenas o receptor de informações passa a ser também autor, aumentando a sua participação no processo.

O estudante, que antes apenas recebia a informação, agora passa a ser um co-autor, produzindo conhecimento. “O professor precisa mudar sua forma de ensinar e o aluno, de aprender. Escola e professor vão fazer essa intermediação”, diz a professora Socorro Souza, do NTM.

Ela cita, para isso, alguns softwares que podem ser instalados nos computadores da escola, sites como Turma da Mônica, Portal do Professor, aulas e jogos educativos, entre outros que podem ser utilizados para a melhoria da aprendizagem a partir dessa visão colaborativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com