TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações Importantes No Preparo De Pomadas", Anfarmag.

Trabalho Escolar: Considerações Importantes No Preparo De Pomadas", Anfarmag.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  1.298 Visualizações

Página 1 de 4

As pomadas são preparações farmacêuticas estáveis, semi-sólidas, de consistência mole, destinadas ao uso externo, constituídas por um ou mais principios activos e por excipientes com características lipofílicas ou hidrofílicas.

Quanto à sua ação, de acordo com o grau de penetração e o excipiente utilizado, são classificadas em:

Epidérmicas - agem superficialmente na pele e os excipientes usados são a vaselina e o óleo mineral;

Endodérmicas - agem mais profundamente e o excipiente é o óleo vegetal;

Hipodérmicas - são absorvidas e podem desencadear um efeito sistêmico; o excipiente é a lanolina.

As pomadas devem ser plásticas e termorreversíveis, ou seja, passarem pela pele através de massagem e, com o aumento da temperatura, ficarem menos viscosas, permitindo ao princípio ativo atingir o local pretendido.

Formas Semi-Sólidas

Remonta aos primórdios da arte de curar no anos de 1500-2000 a.c.(egípicios já usavam gorduras animais como base dermatólogicas). Os gregos também faziam uso e já naquela época surgia referência ao malagma (malasso = amolecer), que eram pomadas que amoleciam muito fácilmente e aos keromas( de keros cêra) que eram pomadas com grande quantidade de ceras.

Galeno que desenvolveu sua atividade no império romano,contribuiu para o desenvolvimento desta forma farmacêutica, propondo uma base formada por: azeite, essências de rosas, cera branca e água, esta preparação vem a ser o precussor dos colds- crems dos nossos dias.

Pode-se dizer que o conceito de pomada se mantém sem qualquer alteração, a renovação das idéias veio com o aparecimento acidental de novos excipientes como: gel de amido com glicerina, a parafina,o ácido esteárico ,a eucina, óleos hidrogenados e sulfonados,os tensioativos e a lanolina. Nos dias de hoje a variedade dos excipientes que se podem utilizar na preparação das pomadas e considerando a finalidade terapêutica do seu emprego, as pomadas são classificadas pela relação dos seus excipientes e o tipo de ação pretendida. desta forma o poder de penetração exerce uma relação direta com a ação terapêutica :

· Pomadas epidérmicas - fraco ou nehum poder de penetração

· Pomadas endodérmicas -penetram na epiderme, atuando nas camadas tissulares mais profundas, sem contudo que a penetração do fármacos atinjam a corrente sanguínea.

· pomadas diadérmicas - penetram tão profundamente que são capazes de atingirem a corrente sanguínea

Com relação a consistências, as pomadas classificam-se nos seguintes grupos:

1- Pomadas propiamente ditas:

São untosas e preparadas com excipientes gordurosos ou com o polietilenoglicol (PEG)

2-Cremes:

São preparações semi-sólidas com agentes emulsivos do tipo óleo/água ou água/óle0.

3-Ceratos

São preparações semi-sólidas com excipientes em elevado percentual de ceras.

4-Unguentos

São preparações semi-sólidas que contém resinas.

5-pastas dérmicas

São preparações semi-sólidas em que uma das fases apresenta-se sob a forma de pó muito fino.

Pomadas

As pomadas são preparações de consistência semi-sólidas destinadas a serem aplicadas sobre a pele ou sobre certas mucosas, afim de exercer uma ação local ou de realizar a penetração percutânea de princípios ativos, apresentam aspecto homogêneo, são constituídas por excipientes (simples ou composto), nos quais são dispersos um ou mais princípios ativos. Os excipientes das pomadas podem ser de origem natural ou sintética, a pomada pode ser constituída de uma ou mais fases, de acordo com a natureza do excipiente, a preparação pode apresentar propriedades hidrófilas ou hidrófobas. As preparações podem apresentar aditivos apropriados como: agentes antimicrobianos, anti-oxidantes, estabililizantes, emulsificantes ou espessantes.

Pomadas propriamente ditas: consistem em um excipiente, com uma única fase onde são dispersas as substâncias líquidas ou sólidas.

Pomadas hidrófobas(lipófilas): não absorvem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com