TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo De Solução Padrão De HCl

Trabalho Universitário: Preparo De Solução Padrão De HCl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 2

1. Objetivo

- Preparar solução padrão de ácido clorídrico e padronização.

- Calcular massas e/ou volumes necessários para o preparo de 100,00mL desta solução na concentração de 0,100mol/l.

2. Introdução

Na preparação de soluções padrões ácida, os reagentes mais comuns a ser utilizados são o ácido clorídrico e sulfúrico. Esses ácidos são encontrados no comercio na forma de soluções concentrada. Dentre as soluções apresentadas, as do ácido clorídrico, são as preferidas, pois são estáveis e podem ser usadas na presença da maior parte dos cátions sem sofrer interferência devida à formação de sais solúveis.

Análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém a substância a ser analisada. A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. O peso (massa) da substância a ser analisada é calculada a partir do volume da solução padrão usada, da equação química envolvida e das massas moleculares reativas dos compostos que reagem.

A solução padrão a ser usada em uma análise titrimétrica deve ser cuidadosamente preparada, caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Os reagentes com essas características são chamados de padrões primários.

A reação é de estequiometria conhecida e reprodutível. O volume, ou a massa, do titulante, necessário para reagir essencial e completamente como o analito, é determinado e usado para obter a quantidade do analito. Uma titulação baseada em volume, na qual a solução padrão é adicionada de uma bureta e a reação ocorre em um frasco Erlenmeyer. Em uma titulação, o ponto de equivalência química experimentalmente chamada ponto final é assinalado pela variação da cor de um indicador ou da resposta de um instrumento.

3. Materiais e reagentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com