TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Ensaios: PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 7

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

1.INTRODUÇÃO:

Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias em que a dispersão de uma substância na outra se dá na escala de suas partículas (moléculas, íons ou átomos). Quando um dos componentes de uma mistura é um gás ou um sólido e o outro é um líquido, o primeiro é chamado de soluto e o último de solvente. Quando ambos os componentes são líquidos, o componente em maior quantidade é denominado solvente e o componente em menor quantidade é o soluto. É claro que pode haver vários solutos em uma solução – uma solução não precisa ter somente dois componentes.

Uma solução diluída é aquela que contém somente uma pequena quantidade de soluto (ou solutos) em relação à quantidade de solvente. Por outro lado, uma solução concentrada contém uma grande quantidade de soluto. Quando se trata de soluções é necessário especificar suas composições, ou seja, as quantidades relativas dos vários componentes. A composição pode ser expressa de diferentes maneiras. E uma das formas mais importantes de medida da composição de soluções é a molaridadeou concentração, que é a quantidade de matéria de um soluto B por litro de solução: nB / V, com V em litros. A molaridade de B pode ser representada como: [B], MB ou cB.

Análise Volumétrica é o procedimento analítico quantitativo, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.

Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico) que é o ponto onde a reação se completa totalmente, para uma dada estequiometria da reação. Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um indicador, capaz de produzir mudança de coloração quando ao término da reação.

A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução em questão. Antes da padronização é conhecida a normalidade teórica. Após a padronização a concentração real da solução (normalidade verdadeira) é definida pelo produto.

Uma solução padrão é a solução cuja concentração é conhecida, esta pode ser preparada a partir de uma substância primária, a qual medida a massa, que depois é dissolvida num solvente apropriado e posteriormente diluída num balão volumétrico; ou de padrões comerciais, que são fornecidos em ampolas hermeticamente fechadas e que se diluem num balão volumétrico. Sendo substância primária ou padrão primário, a substância que deve atender alguns requisitos: grau de pureza superior a 99,95%; fácil secagem; estável tanto em solução como no estado sólido; não higroscópico nem volátil; não reagir com a luz; elevado peso molecular.

O método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida é denominado Titulação. A adição de um (um reativo de concentração conhecida e freqüentemente designado como reativo-titulado) se regula e se mede de alguma maneira, requerendo-se um método de indicação para saber quando a quantidade do juntado é precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substância que se determina.

Por conseguinte, conhecendo a proporção em que reagem as substâncias e tendo determinado a quantidade de uma substância (o reativo titulado) necessária para reagir nesta proporção, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substância presente no frasco da reação.

A análise titrimétrica está baseada na operação de titulação de uma solução por outra, cujas características devem ser perfeitamente conhecidas. Será necessário na titrimetria a padronização das soluções envolvidas, pois trata-se das concentrações mais exatas possíveis.

OBJETIVO:

Preparação e Padronização de uma solução 0,1 mol. L-1 de KOH

Determinação da acidez do vinagre

2.MATERIAIS

Balança Analítica;

Balão Volumétrico de 250 mL

Béquer;

Bureta de 50 mL

Suporte Universal

Erlenmeyer de 50 mL;

Espátula;

Pipetas volumétricas de 25 e 50 mL;

Pisseta;

Fenolftaleína (Indicador de PH)

Reagentes:

Hidróxido de Potássio (KOH)

Biftalato de Potássio (HOOCC6H4COOK)

Vinagre comercial

3.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para uma melhor compreensão do experimento, detalharei todos os cálculos necessários ao preparo de soluções, e em seguida, apresentarei o procedimento experimental que foi dividido em três etapas:

Cálculo da quantidade de hidróxido de potássio (KOH) necessária para preparar 500 mL de uma solução aquosa com concentração aproximada de 0,1 mol.L-1

Reação entre Biftalato de potássio e Hidróxido de potássio

1 KOH + 1 HOOCC6H4COOK <=> 1 KOOC6H4COOK + 1 H2O

Cálculo da concentração de hidróxido de potássio (KOH) (a partir da titulação):

Primeiramente, calculamos a média

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com