TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construir Relatórios Acerca De Conceitos Matemáticos E Suas Aplicações

Dissertações: Construir Relatórios Acerca De Conceitos Matemáticos E Suas Aplicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  9.851 Palavras (40 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 40

INTRODUÇÃO

(ETICA EM ADMINISTRAÇAO)

No ambiente profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes, e fica claro que em todas as profissões, existe uma maneira certa, prudente e justa de decidir, de conduzir e fazer uma tarefa especifica, em determinada atividade profissional. Assim a ética ajuda no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo. A ética esta presente nos atos funcionais e administrativos, dentro de uma empresa, seja ela liberal, autônoma em prol da harmonia social.

Dessa perspectiva, estamos focando o compromisso da sociedade com a competência, que inclui necessariamente a ética liderança estratégia cultura corporativa

A ética expressa os valores da verdade

Neste trabalho vamos tratar de um assunto muito recorrente nos âmbitos sociais que freqüentamos a ética. Talvez um assunto não muito discutido, mas sempre observado. Para cada profissional foram feitos os códigos de ética para ser seguida, a ética também funciona como uma obrigação profissional.

Ser ético não é somente ser ético no profissional ou no social, ser ético é em qualquer lugar e ocasião. Para ter uma ética geral precisa-se de moral, cidadania e todos os contextos que as pessoas se tornem cidadãos. Ética profissional se aplica como dever da profissão, respeitar seus clientes e colegas. E sempre tendo a responsabilidade de ser bem vista a profissão.

Ética geral, o próprio nome diz em um contexto geral, ser ético ter a responsabilidade de assumir todos os atos e responder por eles, sempre tendo uma boa conduta com a sociedade. Será tratada a ética como dever e não como virtudes, têm os códigos de ética documentados então são deveres que foram estabelecidos para serem seguidos.

A ética foi entendida como parte do pensamento filosófico e ficou conhecida como filosofia moral, pois a ética significa os costumes e a boa conduta da sociedade, e a moral estabelece regras de conduta para o bem-estar da sociedade e normas éticas, as duas são semelhantes, pois se remetem a costumes. Para que os conceitos éticos sejam alcançados é preciso saber o que é certo e o que é errado no ponto de vista das pessoas. Não podemos exigir algo de uma pessoa se não exigirmos de nós mesmos.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, por exemplo, em um país é permitido sacrificar animais para pesquisa científica, enquanto em outro país pode não ser ética essa atitude. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom convívio social.

Respeito à vida, respeito à dignidade humana, respeito à liberdade responsável, respeito ao trabalho e respeito ao bem comum.

Somos contemporâneos do futuro e continuamos a raciocinar com os velhos modelos, com atitudes reativas, centradas no curto prazo. Criatividade, inovação, marketing personalizado, liderança integrada, valorização humana, parceria, qualidade, descentralização, ética, solidariedade e cidadania são os novos insumos para a nova realidade.

2. A ETICA PROFISSIONAL O FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Quando se assiste ao “filme amor sem Escalas” (Up In The Air, 2009), se espera um roteiro romântico acompanhado do sorriso irresistível de George Clooney. Porém, o que encontramos é uma história bem construída, focada nos múltiplos dramas existentes nas relações corporativas que se tornam ainda mais ácidas em um mundo economicamente em crise.

O tema do filme gira em torno de uma Outplacement empresas contratadas para agilizar e tentar humanizar os sistemas de demissão de massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante (o gestor direto) comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria. Porém, esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas como o também o distanciamento do sofrimento e do desconforto que a dor de outra pessoa pode causar. São sintomas gritantes de nossa época, superlotada de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional. Este movimento de fragmentação do convívio social também contaminou os sistemas corporativos, como bem retrata a pesquisadora da FGV Maria Ester de Freitas

Muitas demissões foram feitas por e-mail, por telefone, no meio das férias, no final do expediente quando o individuo já estava no estacionamento (…). Negou-se ao homem demitido não apenas o direito de limpar as suas gavetas ou armários, mas também o de demonstrar a sua humanidade, fosse ao adeus aos colegas de tantos anos, fosse à face que exprimia uma dor.

A visão do trágico, sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este contato nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca. É uma lição básica ensinada incansavelmente pelas religiões a milhares de anos, se a negarmos, estamos abrindo mão de nossa experiência humana, e finalmente estaremos nos entregando ao mecanicismo retratado no filme. Atualmente é comum entre os profissionais de RH, uma preocupação crescente em relação aos processos de dispensa, que foram diretamente influenciados pelo endurecimento de nossos tempos, em que terceirizaram o bom senso. Nossa intenção de viver e nos comunicar globalmente, talvez tenham criado uma falsa sensação de “aldeia global”, que na prática tem se mostrado apenas como uma kitchenette solitária com uma janela pequena para o mundo, também conhecida como solidão/acompanhada, que objetiva uma independência em relação aos demais, que na realidade (felizmente) nunca teremos por completo, uma vez que só reconhecemos quem somos através do outro, esta é uma condição humana, que deve ser respeitada em “todos os processos” (inclusive empresariais) para que o fim de uma parceria seja realmente um novo inicio para quem é dispensado, e não mais uma etapa amarga de procedimentos mal concebidos. Por isso, que os sistemas de governança

devem possuir em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com