TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações necessárias para construir o conceito de número

Artigo: Relações necessárias para construir o conceito de número. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Relações necessárias para construir o conceito de número

Sabemos que a construção do conceito de números é fundamental para o conhecimento da criança planejando estratégias para o desenvolvimento das atividades que possa favorecer nesse ensino tornando os números significativos.

O sistema numérico é considerado um instrumento de cultura na sociedade, no qual a criança pode se apropriar desse sistema e dos números por ele fornecido. Podemos fazer uso dos números (matemática) no nosso dia-a-dia, mas deixando claro ao educador que as crianças devem desenvolver o pensamento lógico matemático, por meio de estudos, pesquisas.

A construção do pensamento numérico utiliza jogos em grupo e situações do cotidiano, que podem ser o conteúdo da vida das crianças e as situações apresentadas em sala de aula.

Desde que em sua casa, nas relações cotidianas, a criança tem oportunidade de lidar com situações que envolvam ordenação, seriação, classificação, já estará se iniciando a construção deste conceito. Caberá, desde a Educação Infantil, organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. Através de jogos e brincadeiras vão se estruturando experiências que levarão à construção dos conceitos de tempo, espaço, distância, limites, entre outros.

Auxiliando os alunos na formação de conceitos matemáticos e na construção do conceito de número, o professor não ensina conceitos aos alunos. Ele os ajuda a construí-los. Um bom exemplo disto é o da construção do conceito de número, que envolve a conservação de quantidades.

De acordo com o conhecimento matemático, para absorção de conteúdo é necessário que a criança pegue, junte, separe, aperte, amasse objetos a fim de chegar aos conceitos e ações próprias do conhecimento- matemático. E é desse jeito que ela manipulará objetos que serão trabalhados os setes esquemas mentais básicos para aprendizagem matemática: classificação, comparação, conservação, correspondência, inclusão, sequenciação e seriação (ou ordenação). Na classificação separaram-se os objetos, pessoas e ideias em categorias de acordo com características percebidas por meio de semelhanças ou diferenças. A classificação deve ocorrer de maneira espontânea. Não há resposta correta ou errada, todas estarão corretas segundo a lógica quem está classificando.

Na comparação determinados objetos são analisados estabelecendo diferenças ou semelhanças entre eles quanto à cor, forma, tamanho, espessura, etc. Esse processo mental, comparação, é importante, pois estabelecendo diferenças e semelhanças se chegam a outro processo, a classificação, já detalhada anteriormente.

Na conservação a criança percebe que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição dos objetos. De modo geral, as crianças só estabelecem essa relação, no período das operações concretas.

A correspondência biunívoca, também chamada correspondência um a um, diz que cada elemento do primeiro conjunto deverá corresponder a apenas um elemento do segundo conjunto.

Segundo Jean Piaget, o número é uma síntese de dois esquemas mentais básicos, a ordenação e a inclusão hierárquica. Ordem é a relação que a criança elabora ao contar um determinado número de elementos, sem saltar ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com