TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consulta Espacial

Exames: Consulta Espacial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Banco de dados são coleções organizadas logicamente e que juntas criam um sentido e auxiliam em um determinado estudo. Seu uso é de extrema importância, pois sua principal função é de controlar operações empresariais. Além disso, é utilizado para gerenciamento de informações de estudo.

Neste trabalho, foi fornecido pela professora da disciplina os dados e o mapa de São Paulo, aonde foram analisadas características como a malha ferroviária, malha rodoviária, metroviária bem como os bairros/distritos. Em cada uma das características citadas, foi possível estabelecer comparações com outros aspectos. Assim bem diferente de outros modelos de tratamentos de dados, toda informação tem de ser representada pois qualquer tipo de atributo representa relações entre conjuntos de dados.

O programa utilizado, TerraView 3.1.1, permite que sejam feitos dois tipos de consultas, uma por atributo e uma espacial. A consulta por atributo faz referência ao processo já utilizado com o programa Spring em trabalhos anteriores; ela visa fornecer as mais diversas combinações de um atributo, com seus valores, além de cruzar diversos atributos. A consulta Espacial, sugere uma combinação topológica dos dados estatísticos armazenados com a posição espacial dos distritos no mapa.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir de dados fornecidos, estes foram importados ao software TerraView 3.1.1. Após o lançamento dos dados; distritos/bairros, malhas ferroviárias, rodoviárias e metroviárias, população favelada e mortalidade infantil, foram realizadas varias consultas, sendo elas por atributo e espacial, que serão apresentadas e analisadas a seguir.

1. CONSULTA AREA

Na Figura 1 está apresentado o banco de dados da região analisada, cidade de São Paulo. Na ultima coluna se encontram as áreas de cada distrito. Para realizar a consulta por área, é necessário que se indique ao software o valor de interesse para a área, após o software mostrara no mapa, neste caso com a cor verde, o distrito que apresenta a área indicada.

Figura 1. Consulta por Area e Banco de Dados

2. VISUAL/DEFAULT

Para melhor visualização das classes informadas ao mapa se pode realizer o ajuste de cores e tamanhos dos elementos no mapa.

Diante disse, foram escolhidas novas cores para o preenchimento dos distritos, linhas viárias e linhas de vizinhança dos distritos, desta forma o mapa obtem um melhor visual, com constrates mais interessantes, que ressaltam os elementos de maior relevancia ao operador, essas mudanças podem ser observadas na figura 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com