TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consulte a Resolução 359/91 do Confea

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  1.495 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 2.2

Consulte a Resolução 359/91 do Confea e redija um texto com as 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho explicando, ainda que preliminarmente, os significados das peças técnicas envolvidas a cada uma delas.

Por exemplo: no item 4 - Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;

  • Qual o significado de Vistoriar? É diferente de Inspecionar?
  • Por força dessa atribuição (4) o que o EST está apto a desenvolver e ser remunerado por isso?
  • Quais atribuições só são possíveis praticar se houver base em calculo diferencial, bem como o básico da graduação (física, química, calculo numérico, etc.)

A intenção nessa atividade é possibilitar que o EST tenha clara definição de suas atribuições, por isso, vale a pena pesquisar a semântica dessas palavras, pois muitos colegas desconhecem, confundem e até mesmo deixam de ganhar honorários por embaralhar essas 18 atribuições, abrindo espaços a leigos como médicos, advogados e técnicos exercer competências que são específicas e exclusivas da EST.

  1. Seguir todas as regras sem burlar nenhuma de acordo com a EST, orientando e supervisionando a sua equipe.
  2. Ir a campo olhar a forma de trabalho, condição de trabalho, a qualidade dos equipamentos, os riscos de acidente e doenças para elaborar um plano de proteção para todas as funções.
  3. Elaborar um cronograma para controlar os riscos.
  4. Opinar, estabelecer, julgar, decidir, realizar pericias, emitir parecer, laudos técnicos de riscos físicos...
  5. Estudar as melhores medidas para prevenir os acidentes através da sua observação indo a campo.
  6. Realizar palestras, programas e politicas da SST através da observação do tipo de trabalho.
  7. Estudar, elaborar, assessorar projetos para o trabalhador faça seu serviço com segurança.
  8. Observar estado de maquinas, equipamentos e seus pontos fracos na segurança e elaborar processos e equipamentos para a segurança do trabalhador.
  9. Ser responsável pelas atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes.
  10. Olhar minunciosamente cada local de trabalho delimitando áreas de periculosidade.
  11. Informar de forma correta, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio assegurando-se de sua qualidade e eficiência.
  12. Dar opiniões e participar da especificação para a compra de substâncias e equipamentos cuja manipulação, armazenamento, transporte ou funcionamento possam apresentar risco, monitorando e controlando o recebimento e a expedição.
  13. Planejar e criar planos para a prevenção de acidentes, incentivando a instalação de comissões e monitorando e controlando o funcionamento.
  14. Ensinar treinamento especifico de Segurança do Trabalho e monitorar e controlar elaboração de programas de treinamento geral, no que diz respeito à Segurança do Trabalho.
  15. Observar em campo o uso das medidas de segurança quando a complexidade dos trabalhos a executar assim o exigir.
  16. Colaborar na fixação das necessidades de aptidão para o exercício de funções apontando os riscos decorrentes desses exercícios.
  17. Visar medidas preventivas no campo da Segurança do Trabalho, em face do conhecimento da natureza e gravidade das lesões ocasionadas pelos acidentes de trabalho, incluídas as doenças do trabalho.
  18. Avisar ao trabalhadores e á comunidades, diretamente ou por meio dos seus representantes, o que pode trazer de danos a sua integridade ao exercer a sua função no trabalho e as melhores formas de prevenir e evitar esses riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com