TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Monografias: Contabilidade De Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, proporcionar ao aluno através da pesquisa, uma visão mais ampla das operações contábeis no universo empresarial, no que envolve compra e venda de mercadorias, seus custos e os meios utilizados para avaliação de estoques, de maneira que venha agregar conhecimentos essenciais ao futuro profissional da administração.

O estoque é um item que deve ser bem administrado dentro de uma organização e quando não administrado adequadamente pode trazer sérios danos às finanças da empresa, pondo em risco a saúde financeira da mesma.

Alguns empresários se perguntados não conseguem responder alguns questionamentos com clareza. Você controla o seu estoque? Qual o tipo de controle, Permanente ou Periódico? Alguns empresários administram os estoques no olhômetro ficando difícil responderem a esses questionamentos.

Outros questionamentos acerca do estoque podem ser: Você sabe qual o valor do seu estoque hoje?, Você sabe quantas unidades de cada produto existem hoje em seu estoque?, ou Você sabe qual é o seu estoque mínimo ou máximo? Todos estes questionamentos são muito pertinentes e a má administração dos estoques pode levar uma empresa a enfrentar sérios problemas financeiros.

2. DESENVOLVIMENTO

O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) representa o valor atribuído ás mercadorias negociadas pelo comerciante com seus clientes. É um valor de custo para o comerciante, ou seja, o valor que ele teve que desembolsar ao adquirir, ou produzir determinado produto.

É através desse valor, ou seja, tomando esse valor como base, é que o comerciante calcula o valor final de revenda a terceiros, incluindo despesas com fretes, seguros, impostos, etc.

Podemos citar como exemplo uma empresa que venda cadeiras, ela compra mais de 100 tipos de cadeiras diferentes por mês, cada cadeira dessas tem o seu preço de custo, que nada mais é do que o preço que a empresa pagou ou pagará por ela. Logicamente cada cadeira dessas terá o seu próprio preço de venda.

Em relação a impostos recuperáveis, podemos dizer que são tributos pagos pelas empresas ao comprarem mercadorias, passíveis de serem resgatados. Podemos citar o ICMS, PIS/COFINS, IPI (todos praticados sobre compras).

São tributos que geram as empresas, créditos na entrada, quando destinados a revenda ou de acordo com a legislação. A legislação tributária tem uma abrangência muito ampla aos impostos recuperáveis. A saída da empresa é um evento que gera débito e a entrada no cliente é um evento que gera crédito. E esses dois fatores se dão através da emissão da nota fiscal.

Basicamente, toda organização tem o seguinte questionamento. Como posso controlar meus estoques finais?

Assim sendo toda a empresa, ou gestor deve ter em ma seguinte idéia:

- Não podem faltar produtos nos meus estoques, mas também não posso me dar ao luxo de ter produtos em demasia.

Essa é a base, essência dos estoques nas empresas: o suprimento da quantidade de produtos que o mercado, entenda-se cliente, deseja adquirir de imediato. Portanto, é mais eficiente, ter a quantidade ideal da demanda quando se tem planejamento.

E dentro desse planejamento, as empresas devem ter traçadas as seguintes metas:

- Previsão de vendas para diferentes períodos do ano;

- Previsão de compras para atender as expectativas de vendas, e

- Previsão de estoque mínimo, levando em consideração, o tempo que a empresa leva para receber o produto, no caso de compras, e no caso da indústria, o tempo de produção.

O planejamento de vendas e de compras, indica as ações de venda que devem ser implementadas para garantirem que o que foi previsto de fato aconteça. É um trabalho necessário, pois contribui para que os lucros gerados nas vendas não fiquem por muito tempo retido e desvalorizado nos estoques.

Uma organização, bem administrada, deve desenvolver um inventário periódico ou inventário permanente.

No inventário periódico, o controle é feito de períodos em períodos, no momento da apuração do resultado do exercício. Esse intervalo de tempo pode ser semanal, quinzenal, mensal, semestral, anual etc.

Um intervalo de tempo considerado adequado para se apurar resultado em uma empresa é o mensal, sendo que possíveis correções de planejamento e controle podem ser efetuadas em espaço de tempo menor e conseqüentemente diminuir situações indesejáveis de resultado ou o seu respectivo impacto.

No inventário periódico os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física. A contabilização das operações que envolvem mercadorias pode ser efetuada utilizando a Conta Mercadorias Mista ou a Conta Mercadoria Desdobrada.

No inventário permanente o controle é feito permanentemente pela empresa, ou seja, a qualquer momento a empresa tem as informações totais do seu estoque, por exemplo, custo da mercadoria que está sendo vendida, total das compras, total das vendas etc.

O controle ocorre de forma contínua do estoque, pois dá-se a baixa do custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que encontram-se em estoque.

No Inventário Permanente, é indispensável à utilização de um instrumento extracontábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias.

Para determinar o custo de produtos estocados e destinados a venda é preciso considerar o valor pago na aquisição de tais mercadorias, deduzido o ICMS e acrescido das despesas relativas ao frete e seguro pagos pelo comprador.

Tendo em vista que a empresa poderá adquirir um mesmo tipo de produto em datas diferentes, pagando por ele preços variados, o custo dessas mercadorias estocadas poderá ser determinado por meio dos seguintes critérios: preço específico, PEPS, UEPS e custo médio.

No preço específico consiste em atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela, ou seja, significa valorizar cada unidade de estoque ao preço pago para cada item especificamente identificado.

Esse critério só pode ser utilizado para produtos de fácil identificação física, somente quando é possível fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com