TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contadores Análise De Circuitos

Artigo: Contadores Análise De Circuitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Em Eletrônica Digital devemos separar os circuitos lógicos sem sincronismo daqueles que possuam algum tipo de sincronismo externo, ou seja, que usam um sinal de CLOCK.

Existem aplicações em que tudo o que importa para o circuito é fazer uma operação com determinados níveis lógicos aplicados à sua entrada, quando eles estão presentes, não importando quando isso ocorra. Tais circuitos não precisam de sincronismo algum e são mais simples de serem utilizados.

No entanto, com circuitos muito complexos, como os utilizados em computadores e em muitos outros casos, o instante em que uma operação deve ser realizada é muito importante e isso implica em que os circuitos devam ser habilitados no instante em que os níveis lógicos são aplicados em sua entrada.

Isso significa que tais circuitos devem ser sincronizados por algum tipo de sinal vindo de um circuito externo.

E este circuito nada mais é do que um oscilador que produz um sinal de clock ou relógio. Os circuitos que operam com estes sinais são denominados circuitos com lógica sincronizada.

CONTADORES

Um contador é um circuito digital capaz de contar, segundo uma determinada sequência, o número de pulsos que recebe em sua entrada. São utilizados para contagens, divisões de frequência, manipulações matemáticas e conversão de sinal analógico para digital.

De acordo com o sistema de aplicação de clock podem classificar em:

• contadores assíncronos: são aqueles nos quais o clock é aplicado no primeiro estágio, os estágios seguintes utilizam como clock a saída do estágio anterior. Estes condutores são conhecidos como contadores de Ripple.

• condutores síncronos: são aqueles em que o sinal de clock é aplicado simultaneamente a todos os estágios. Em geral os contadores assíncronos são mais simples que os síncronos. Quanto ao modo de contagem podemos classificá-los como:

• Progressivos: são os que contam numa sequência crescente (up counters)

• Regressivos: são os que contam em uma sequência decrescente (down counter).

CONDUTORES ASSÍNCRONOS

A entrada do pulso de clock se faz apenas no primeiro flip flop, sendo as outras em todas funções da saída. Principais contadores assíncronos:

• contador de pulso: sua principal característica é apresentar na saída o códigoBCD 8421 em sequência. Seu circuito básico é apresentar 4 flip-flop JK mestre-escravo, sendo as entradas J igual a K e igual a 1. A entrada dos pulsos se fará através da entrada do clock no 1º flip flop e dos seguintes pela saída Q de seu antecessor.

Pela análise do gráfico nota-se que o período de Qo

é o dobro do período de clock, pois f = 1/4. A saída Q1

e o dobro de Qo e ¼ da frequência de clock, estendendo-se este comportamento aos demais estágios.

A tabela da verdade para esta configuração é mostrada abaixo

CONTADORES ASSÍNCRONOS DECRESCENTES

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com