TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Qualidade

Trabalho Universitário: Controle De Qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

Controle de Qualidade

Em uma produção, um produto deve ser produzido seguindo normas pré-defindas para a produção do mesmo, garantindo maior satisfação do consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade, como um todo. Esses padrões são chamados de Controle de Qualidade.

Tendo em vista que temos um mercado muito competitivo, devem-se estabelecer padrões para que o consumidor possa usufruir com segurança e qualidade de um produto com segurança, e a indústria manufatora não forneça um produto de baixa qualidade visando apenas o Lucro. Existem vários órgãos em todo o mundo que regulamentam tais padrões e especificações técnicas. Cada país possui sua legislação sobre o assunto e o não cumprimento da lei pode render sanções, tendo em vista sempre que o usuário possa sair beneficiado. Alem disso, varias empresas tem seu controle interno de qualidade, fazendo com que chegue ao mercado, e ate mesmo a inspeção local, um produto produzido com maior Qualidade.

Toda produção deve ter um profissional que faça o controle de qualidade, analisando todos os segmentos da produção, e este profissional responsável pelo controle de qualidade é o Engenheiro de Produção (também conhecido por Engenheiro de Produção Industrial, Engenheiro de Gestão Industrial ou Engenheiro Industrial). O Engenheiro de Produção deve ajudar a implementar, manter e melhorar processos e sistemas relacionados às atividades da organização. Além disso, o profissional participa de etapas de criação, projeto e fiscaliza a produção das mercadorias.

No Brasil, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro é o Órgão que fiscaliza tais produções, verificando se o que esta sendo produzido condiz com a legislação brasileira. Todo e qualquer produto para ser comercializado, deve-se portar o selo do Inmetro, fazendo com que saibamos que o produto segue um Controle de Qualidade, dentro dos nacionais. Além disso, temos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, órgão que fiscaliza a produção e qualidade qualquer produto (e serviço) consumível diretamente e indiretamente que afete a saúde da população Brasileira, fazendo com que um simples medicamento possa ter um selo de qualidade e saibamos o que podemos consumir sem afetar nossa saúde.

Hoje, o Controle de qualidade é uma maneira de garantirmos maior segurança e qualidade de vida a todos os usuários.

ISO 9000

O ISO 9000 faz parte de normas da gestão da qualidade para organizações e possui um conjunto de cinco normas que vai até o ISO 9004.

Em 1987, o governo britânico persuadiu a Organização Internacional para Padronização (ISO) a adotar a BS 5750 como uma norma padrão internacional. A BS 5750 tornou-se a ISO 9000.

A ISO 9000 é um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade a uma empresa, fazendo com que se tenha um padrão mundial de gestão de produção, sendo que essas normas vão até a ISO 9004. O Selo ISO pode ser usado por qualquer tipo de empresa e compõe a avaliação do sistema de gestão da qualidade e não exatamente dos produtos produzidos pela mesma. Se uma organização possui o ISO 9000 não significa que ela possui o melhor produto e sim que ela tem um processo produtivo parecido e com o mesmo padrão de qualidade.

Cada pais é responsável por adaptar a ISO 9000 dentro de sua localização, mas sempre seguindo os seis padrões básicos para qualquer empresa que queira se certificar, que são eles:

• Controle de Documentos

• Controle de Registros

• Auditorias Internas

• Controle de Produto/ Serviço não-conformes

• Ação corretiva

• Ação preventiva

No Brasil, temos a serie ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas:

• ABNT NBR ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.

• ABNT NBR ISO 9001:2008: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.

• ABNT NBR ISO 9004:2010: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.

Uma empresa com Selo ISO de qualidade, é certeza que ela mantém um sistema de Gestão de qualidade, seguindo padrões internacionais e locais, garantindo maior segurança ao usuário.

Computer Aided Controle de Qualidade - CAQC.

Uma produção muito grande, deve-se zelar pelo controle e qualidade do mesmo, e muitas vezes precisa-se de sistemas computadorizados para este controle. Este sistema de qualidade é chamado de Controle de Qualidade Supervisionado por Computador, trataremos este assunto como CAQC (Computer Aided Quality Control).

Os principais objetivos da CAQC são melhorar a qualidade do produto, aumentar a produtividade no processo de inspeção e reduzir os tempos de chumbo na fabricação. A implementação de CAQC na empresa resulta na grande mudança na forma como o processo de controle de qualidade é realizado na empresa.

Em uma grande empresa, que se produz milhares de peças (ou produtos) em um único dia, fica-se impossível de se testar e verificar uma a uma. É nessa hora que entra-se o sistema CAQC. Divide-se em duas partes: Controle de Qualidade e Testes. Tradicionalmente, são feitos de maneira manual, mas em uma Grande produção de milhares de peças, fica-se impossível verificar-se manualmente. Nesse exato momento, temos o controle de qualidade são supervisionadas por computador (CAI), fazendo com que se tenha um sistema com todo controle do mesmo. Na fase se testes, o produto deve-se ser passado por um teste supervisionado por um computador (CAT).

CAI e CAT são realizadas usando a automação mais recente de computador e tecnologia de sensor, eles são os sistemas autônomos e sem eles o potencial de CAQC não pode ser alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com