TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Qualidade De Verniz Em Folhas De Flandres

Pesquisas Acadêmicas: Controle De Qualidade De Verniz Em Folhas De Flandres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 2

3.1 Introdução

Os materiais metálicos utilizados na fabricação de embalagens para alimentos e bebidas, são divididos em materiais ferrosos, à base de aço, e os não-ferrosos que são constituídos de ligas de alumínio. As embalagens contendo aço são chamadas de folhas sendo a folha de flandres, um típico exemplo empregado em latas de conservas de alimentos. São dúcteis e resistentes contra a corrosão, recebem um revestimento de estanho em ambas as faces da folha de aço. As ligas de alumínio são usadas para uma variedade de embalagens que necessitem ser rígidas, leves, resistentes à corrosão, de elevada resistência mecânica. De forma geral, o emprego de embalagens de alumínio para alimentos requer a utilização de revestimento orgânico interno chamado de verniz. As resinas mais utilizadas na composição dos vernizes são: fenólicas, epóxi, vinílicas, acrílicas, alquídicas, oleorresinosas e polibutadiênicas. (DANTAS, 1999)

O verniz aplicado permite o uso de folhas metálicas com menor revestimento de estanho, e quando aplicado internamente nas embalagens evita o contato da folha-de-flandres com o produto acondicionado. Isto minimiza o processo corrosivo da embalagem. (HOLLANDER, 1998)

Os vernizes quando aplicados sobre a superfície da folha metálica secam por um forno de aproximadamente 200ºC ocorrendo a evaporação do solvente implicando na polimerização do verniz (CURA) formando uma camada fina e lisa, podendo ser pigmentada ou transparente, e quando entram em contato com alimentos não devem possuir nenhum risco tóxico, nem alterar as características sensoriais como a cor, o sabor e o odor do alimento. A camada de verniz pode possuir diferentes espessuras e sua presença influencia diretamente a resistência à corrosão da embalagem. O bom desempenho do verniz aplicado vai depender da espessura do filme, da adesão sobre a folha, do grau de cura, da porosidade do verniz e de sua resistência mecânica.

Os problemas relacionados durante a cura do verniz são: Evaporação incompleta do solvente, onde o solvente não é completamente evaporado e então migra para o alimento, alterando o sabor, provocando contaminação e facilitação para o processo de corrosão, e evaporação excessiva, onde o verniz seca muito e se torna quebradiço, facilitando a corrosão.

Para avaliar a qualidade do verniz são feitos alguns testes. (quadro 1).

Quadro 1. Testes exigidos na aprovação de vernizes para contato com alimentos. Fonte: FAO, 1986.

3.2 Objetivo

Fazer os testes seguintes: teste de camada ou peso seco, teste de aderência, teste de cozimento, teste de porosidade, com o objetivo de avaliar a eficiência do verniz aplicado na folha metálica usada em embalagens de doce de leite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com