TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronoanalise

Tese: Cronoanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

2.6 CRONOÁNALISE

A Cronoanálise é um tipo de ferramenta que utiliza recursos de medição, que visam melhorar operações dentro do processo produtivo. Ao ser realizado este levantamento de tempos, tenta-se converte-los em padrões de mão-de-obra, graduando-se o desempenho em minutos por unidade de produção, segundo (HARDING, 1981; GAITHER e FRAZIED, 2002; SLACK, 2002). Ainda refletindo sobre as finalidades dessa ferramenta, demostrado por (Martins 1999) aponta que estas incluem:

- Estabelecer padrões para os programas de produção;

- Fornecer os dados para a determinação dos custos padrões;

- Estimar o custo de um produto novo;

- Fornecer dados para o estudo de balanceamento de estruturas de produção.

A Cronoanálise utiliza a cronometragem como instrumento principal de medição, sendo este o método de observação mais empregado na indústria (MARTINS, 1999). Dentre os métodos de realização desta, incluem-se os tradicionais a o método continuo no qual o cronômetro parte da posição zero, no inicio do estudo e não é parado ou zerado até o fim da medição; e (b) método de volta a zero , no qual os tempos elementares são obtidos diretamente eliminando a necessidade de fazer subtrações de tempo, pois permite-se a parada do cronômetro ou que este seja zerado durante as etapas do estudo segundo (NEWMAN, 1977). Dessa forma, sua utilização é enfatizada como o método ou procedimento para a execução da cronometragem, fazendo parte da exposição comum. Demostrado por Francischini (1998), por exemplo, indica sua sugestão para a execução da cronometragem através dos seguintes passos:

1. Obter informações sobre a operação e o operador em estudo;

2. Dividir a operação em elementos e registrar a descrição com o processo do método;

3. Observar e registrar o tempo gasto pelo operador;

4. Determinar o número de ciclos a serem cronometrados;

5. Avaliar o ritmo do operador;

6. Verificar se foi cronometrado um número suficiente de ciclos;

7. Determinar as tolerâncias;

8. Determinar o tempo-padrão para as operações.

Nesse contexto, o tempo é elemento fundamental para o processo da cronometragem. Afinal, para a determinação do tempo-padrão, há dois tipos de tempos que devem ser determinados sobre a mesma operação:

O tempo real aquele no qual é feita uma operação. Ele é obtido por cronometragem direta do operador em seu posto de trabalho e pode varia de operador a operador, e também para o mesmo operador em ocasiões distintas. O tempo normal é o tempo que um operador demora para completar a sua operação operando com a velocidade normal. Por sua vez, velocidade normal é aquela que pode ser obtida e mantida por um trabalhador de eficiência média durante um dia típico de trabalho sem fadiga indevida, segundo (MOREIRA, 2002, p. 295).

TABELA 1. EXEMPLO DE COMO É FEITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com