TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cursando Engenharia

Monografias: Cursando Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

A Tecnologia da Informação, a Gestão empresarial e o papel do Governo.

O novo Ambiente Empresarial:

Uma empresa é um conjunto de pessoas e recursos que geram uma receita vendendo seus produto e serviços através do trabalho a um determinado mercado. E para essa empresa se manter viva é preciso que a receita seja maior que as despesas, o que sobrar é lucro e é distribuído entre os proprietários,acionista e investidores.

Há vários tipos de empresa. Publica (estatais), privadas, comerciais, industriais, de serviços, filantrópicas, associações, igrejas, clubes, condomínios, fundações, cooperativas, consorcio, ONGs (Organizações Não Governamentais), OSCIPS (Organizações Sociais Civis de Interesse Publico), sociedade anônimas, sociedade civis limitadas, micro empresas, empresas, empresas de pequeno porte, micro empreendedor ou, até mesmo o autônomo, que não deixa de ser uma empresa.

Vivemos em um país capitalista, por isso a equação para uma empresa sobreviver é R>D (Receita maior que Despesa) sempre. E para isso é preciso algumas aplicações de diversos conhecimentos como o BI (Business Intelligence) e o BSC (Balanced ScoreCard). Não podemos esquecer que tudo gira em torno da globalização que é a queda das barreiras alfandegárias e a internacionalização das empresas.

O Papel de Governo:

A concorrência é mundial, mesmo se a empresa produz e vende um item em uma cidade remota do interior, logo, sua empresa deve ser tão eficiente quanto a mais eficiente empresa do seu setor.

E aí entra o papel do governo. Sua ação política afeta diretamente os custos da empresa. E há de considerar que as diferenças são grandes, mesmo entre países vizinhos, o que evidentemente leva as multinacionais a selecionarem cada vez com mais critério o local de suas instalações que alimentarão o resto do mundo com seus produtos.

Portanto, o papel do governo é semelhante de uma empresa, no sentido que ele deve dar condições de desenvolvimento ao país, ao mesmo tempo em que necessita de recursos que só podem ser obtido no seio de sua sociedade através de impostos, taxas e contribuições.

Contas Nacionais e Internacionais:

Contas nacionais e internacionais são geradas pelo fluxo da movimentação de dólar e real, o real é a transação interna do país e o dólar a transação externa, assim, a cada exportação que uma empresa faz, os dólares pagos pelo comprador externo são recebidos pelo banco central que os converte em real pagando para empresa exportadora. Da mesma forma, quando uma empresa no Brasil importa produtos, paga seu valor em real ao banco central, que os converte em dólar e envia ao vendedor estrangeiro. Fica fácil perceber que se tivermos um aumento nas importações e uma redução nas exportações faltarão dólares no banco central, pois mais dólares terão de ser remetidos ao exterior. E o governo não tem como emitir dólares, este poder é exclusivo do governo americano.

Taxa de Cambio:

Por outro lado, o que influencia basicamente no volume de exportações e importações é o próprio valor da taxa de cambio, subindo a taxa, o exportador recebe mais por cada dólar vendido no exterior, tendo assim maiores possibilidades de negociação. O importador por sua vez pagará mais caro por seus produtos, preferindo, se houver, o similar nacional. E vale lembrar que os preços dos produtos em dólar são praticamente estáveis, variando apenas quando ocorre uma forte alteração em sua oferta ou procura.

Protecionismo:

Protecionismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com