TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÁLCULO DE TURNO DE REGA EM CAMPO DE FUTEBOL

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU CÁLCULO DE TURNO DE REGA EM CAMPO DE FUTEBOL

RECIFE, 2014. Sumário

Introdução..............................................................................................................02 Objetivo..................................................................................................................03 Metodologia............................................................................................................04 Materiais Utilizados................................................................................................05 Resultados Obtidos................................................................................................07 Conclusão..............................................................................................................10 Bibliografia.............................................................................................................11

Introdução

O solo tem uma grande importância para todos e em todos os sentidos, pois é nele que se planta, colhe, constrói e ainda retiram organismos, partículas e substancias para a realização de pesquisas cientificas. O solo não se resume em apenas um tipo, mas sim são vários os tipos de solos que pode ser arenoso, argiloso, árido, argilo-arenoso entre outros.

Portanto vamos realizar o experimento com o solo Argilo – Arenoso e descrevê-lo. Solos arenosos são aqueles que apresentam menos de 15% de argila. Estes solos possuem uma maior proporção de areia (70%), por isso secam mais rapidamente porque são porosos e permeáveis. Os espaços (poros) entre os grãos são maiores o que possibilita a passagem da água com mais facilidade entre eles e alcançando profundidades maiores. E nesta movimentação da água para as camadas mais profundas, ela carrega junto os nutrientes essenciais às plantas. Por isto, são solos que apresentam pobreza de nutrientes. A densidade aparente varia de 1,2 a 1,8 g/cm³. Quanto maior a densidade aparente, menor a porosidade. O terreno argiloso caracteriza-se pelos grãos microscópicos, de cores vivas e de grande impermeabilidade. Como consequência do tamanho dos grãos, as argilas: São fáceis de serem moldadas com água; Têm dificuldade de desagregação. Formam barro plástico e viscoso quando úmido. Permitem taludes com ângulos praticamente na vertical. É possível achar terrenos argilosos cortados assim onde as marcas das máquinas que fizeram o talude duraram dezenas de anos. Em termos de comportamento, a argila é o oposto da areia. Devido à sua plasticidade e capacidade de aglutinação, o solo argiloso é usado há milhares de anos como argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e na preparação de tijolos. HYPERLINK "http://www.dicionarioinformal.com.br/argilo-arenoso/15459/" \o "Significado de Argilo-arenoso" \t "_blank" Argilo-Arenoso: Solo cuja sua granulometria é formada por argila e areia, maior quantidade de argila e menos de areia, que no caso é o inverso de Areno-Argiloso.

Objetivo

O objetivo inicial deste experimento é calcular a densidade e a porosidade do solo HYPERLINK "http://www.dicionarioinformal.com.br/argilo-arenoso/15459/" \o "Significado de Argilo-arenoso" \t "_blank" Argilo-Arenoso, escolhido entre três amostras disponíveis no laboratório, também calcular a capacidade de irrigação em um campo de futebol de dimensões máximas (dimensões, dados, imagens e fórmulas estão descritas no “corpo” do relatório). Para concluir iremos desenvolver uma pesquisa sobre as características do tipo de solo escolhido e responder um questionamento sobre procedimentos em caso de divisão de certa irrigação e demonstrar algebricamente.

Metodologia

Um grupo com seis componentes realizaram a pesagem de uma amostra do solo Argilo-Arenoso, utilizando uma balança eletrônica e um Becker com 40 cm3 deste solo. A intenção da pesagem do solo é verificar a massa e executar o cálculo da densidade do solo, relação entre a massa de sólidos e o volume total de certo corpo de solo dada em g/cm3. E por fim, calcular o turno de rega deste solo.

Materiais Utilizados

Figura1. Balança eletrônica Figura 2. Becker de vidro Figura 3. Saco com 79.886g de Argilo-Arenoso. Figura 4. Calculadora

Resultados Obtidos

O experimento inicia-se com a pesagem da amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com