TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DAS CHUTEIRAS UTILIZADAS POR ATLETAS PROFISSIONAIS DO FUTEBOL DE CAMPO E A LESÃO ENTORSE.

Por:   •  7/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 10

1.0- OBJETIVOS

1.1- OBJETIVO GERAL

Apresentar a evolução das chuteiras utilizadas por atletas profissionais de futebol de campo e analisar a sua relação com a lesão entorse.

1.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Descrever a história do futebol.

2- Demonstrar e argumentar as regras e posições em campo dos jogadores.

3- Relacionar a chuteira com o futebol de campo.

4- Analisar a tecnologia da chuteira.

5- Demonstrar os aspectos positivos e negativos do uso das chuteiras.

6- Apresentar a lesão entorse.

7- Relacionar a lesão entorse com as chuteiras.

2.0- JUSTIFICATIVA

O esporte mudou com os avanços tecnológicos, seja na bola, no estádio, no gramado, nos uniformes, nas chuteiras e demais materiais esportivos. As chuteiras tinham o peso aproximado a 500 gramas no final do século XIX, atualmente seu peso é variável entre 350 a 200 gramas, e futuramente podem chegar a pesar apenas 150 gramas aproximadamente, assim como o tecido o material usado para confeccionar os cravos das chuteiras, todos esses recursos investidos no produto, vem para a melhoria do produto, conforto proporcionado ao atleta, diminuição de lesões, como a entorse, e um rendimento superior ao modelo de chuteiras utilizado anteriormente. Nosso estudo cientifico vem buscar essas melhorias e provar o quanto o avanço tecnológico pode ajudar os atletas em seu rendimento e também como esses avanços ajudam a evitarem lesões.

3.0- RESUMO

Futebol é um esporte do qual requer equipamentos de alta tecnologia para melhor desempenho de seus atletas, entre eles, as chuteiras. Identificamos que a influência do material desse equipamento favorece ou prejudica o rendimento e a saúde do atleta.

4.0- INTRODUÇÃO

4.1- DESCREVER A HISTÓRIA DO FUTEBOL

Futebol é um dos, se não, o esporte mais conhecido do mundo. Acredita-se que ele foi criado pelo britânico Charles Miller, porém há toda uma história anterior, onde o jogo foi sendo mudado, adaptado, durante os anos. Uma das maneiras mais antigas surgiu na China, com os militares. E foi na Grécia onde o futebol começou a ter mais detalhes, como o espaço, objetivos, e até mesmo a malandragem do jogo. Essas regras e objetividades tornaram-se mais organizadas e concretas na Inglaterra. (WITTER, 1990).

Futebol chegou ao Brasil no século XIX, onde as primeiras bolas, uniformes para sua pratica foram trazidos por Charles Miller, no ano de 1894. Para alguns estudiosos o futebol já existia no Brasil, onde os brasileiros disputavam o “jogo da bola” contra os marinheiros estrangeiros, na maioria das vezes os ingleses. (MAXIMO, 1999).  

O futebol conseguiu transformar toda uma cultura, é considerado revolucionário e democrático. Dentro do esporte a baixa renda, negros e mulatos passaram a ter os mesmos direitos que a elite, e as diferenças eram deixadas de lado para disputar uma partida. (FIFA, 2016)

O esporte foi evoluindo, melhorando suas técnicas, suas regras, times e campeonatos foram sendo criados, e a paixão pelo futebol foi crescendo cada vez mais. (FIFA, 2016)

4.2- DEMOSTRAR E ARGUMENTAR AS REGRAS E POSIÇÕES EM CAMPO DOS JOGADORES

4.2 As regras do futebol valem para competições de ambos os sexos (masculinos e femininos).

4.2.1 Em nome do International Football Association Board, a FIFA publica as regras de Futebol em inglês, francês alemão e espanhol, que são línguas oficiais da instituição. Todavia, havendo divergência entre textos, a redação em inglês será a prevalecente.

4.2.2 O campo de futebol tem um formato retangular, linhas de 12 cm de largura, gramado natural ou artificial.

4.2.2.1 no campo suas dimensões têm que ser: comprimento (linha lateral): mínimo 90 m máximo 120 m.

Largura (linha de meta): mínima 45 m máxima 90 m.

4.2.3 Dimensão do gol tem que ser: 7,32m de comprimento de uma trave à outra e 2,44 de altura do travessão ao solo.

4.2.4 A bola de futebol precisa ter o formato esférico, circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm. Material de couro ou qualquer outro material adequado. O peso não pode ser superior a 450 g e não inferior a 410 g no começo da partida e a pressão de 8.5 a 15.6 libras.

4.2.5 Precisa ter duas equipes formadas por 11 jogadores. O time pode realizar ate três substituições de seus jogadores que estão em campo por jogadores que estão no banco de reservas. Cada equipe devera ter de 3 a 7 jogadores reservas. Para realizar a substituição o árbitro deve parar o jogo por um tempo.

4.2.6 Os jogadores precisam usar agasalho ou camisa; calção; meiões; caneleiras cobertas pelos meiões; chuteira. As duas equipes devem usar cores que diferenciem entre si e também do juiz e de seus dois assistentes (bandeirinhas) e cada goleiro ainda devera usar cores para seu uniforme que o diferencie de todos os demais participantes.

4.2.7 o Árbitro (juiz) tem a função de gerenciar o jogo, ou seja, ele inicia partida, para jogadas, marca falta e comanda todo o jogo com a ajuda de seus assistentes. Utiliza de apito para se comunicar com os jogadores.

4.2.8 A partida é dividida em dois tempos de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos entre eles. A cada tempo é acrescido a critério do juiz o tempo que foi perdido em substituições avaliação de lesão de jogadores transporte de jogadores lesionados para fora do campo de jogo, perda de tempo ou qualquer outro motivo constatado pelo juiz.

4.2.9 O impedimento é quando o jogador estiver mais próximo da linha de fundo adversaria do que a bola e o penúltimo adversário. A posição de impedimento é caracterizada no momento em que a bola é tocada por um de seus companheiros.

4.2.10 As faltas ocorrem quando um jogador tenta tomar a bola de seu adversário de maneira errada cometendo assim a falta e também quando houver toque de mão intencional na bola. É marcado tiro livre direto ou indireto.

4.2.11 Cartão Amarelo adverte um jogador que cometeu uma falta um pouco mais agressiva, e que a segunda falta do mesmo tipo será penalizada com cartão vermelho. Cartão vermelho, o jogador recebe quando já tem um cartão amarelo por falta cometida anteriormente, e ele é expulso do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com