TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTIVO DE PALMA FORRAGEIRA SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA ASSOCIADA A DIFERENTES TURNOS DE REGA

Por:   •  29/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS GUANAMBI

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

CULTIVO DE PALMA FORRAGEIRA SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA ASSOCIADA A DIFERENTES TURNOS DE REGA

Ricardo de Souza Leles

Guanambi – BA

2016

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS GUANAMBI

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

CULTIVO DE PALMA FORRAGEIRA SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA ASSOCIADA A DIFERENTES TURNOS DE REGA

Ricardo de Souza Leles

[pic 2]

Guanambi – BA

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO..............................................1

2. JUSTIFICATIVA .............................................................................................. ...2

3. OBJETIVOS ........................................................................................................3

        3.1 GERAL ....................................................................................................3

        3.2 ESPECÍFICOS.........................................................................................3

4. METODOLOGIA DA PESQUISA........................................................................ 4

5. RESULTADOS ESPERADOS..............................................................................8

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES......................................................................8

7. ORÇAMENTO......................................................................................................9

REFERÊNCIAS .....................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O estado da Bahia possui dois terços do seu território localizados na região semiárida. Este espaço geográfico é marcado pela distribuição irregular das chuvas e baixo índice de precipitação pluviométrica durante o ano, o que pode prejudicar a produção de forragens nessa região (BRASIL, 2005).

A pecuária é atividade agrícola mais explorada na região semiárida, e o clima desfavorável para a produção de alimento para os animais,  geram percas na produtividade dos rebanhos. Nesse contexto, a palma forrageira pode ser utilizada como uma alternativa de cultivo, por ser adaptada ao clima semiárido em função de seus mecanismos fisiológicos relacionados com o aproveitamento de água (ARAÚJO et al., 2005).

A palma forrageira (Opuntia fícus-indica) é considerada planta xerófila e por isso apresenta adaptação às condições adversas do semiárido. Sua fisiologia é caracterizada pelo processo fotossintético denominado Metabolismo Ácido das Crassuláceas (CAM) que resulta em economia hídrica em virtude do fechamento estomático durante o dia, abertura à noite com a fixação de CO2. Apesar da adaptação à sua produtividade tem sido baixa, principalmente por falta de manejo adequado (DONATO et al., 2014).

A utilização da palma forrageira garante ao rebanho um alimento suculento nos períodos de estiagem devido sua adaptação às condições edafoclimáticas da região. No entanto, o sistema de produção é caracterizado pela baixa adoção de tecnologias, fazendo com que a produtividade alcançada seja inferior àquela que a cultura tem potencial. (ALMEIDA, 2011).

Diante disso, é importante a avaliação de novas tecnologias que sejam capazes de incrementar as produtividades obtidas atualmente. Dentre essas tecnologias pode-se destacar a utilização da irrigação como técnica de aumenta o rendimento da cultura.

No entanto a água utilizada para irrigação nas regiões áridas e semiáridas apresenta com frequência altos teores de sais, o que pode ser um risco para a produção agrícola da maioria das culturas. Porém faz-se necessária a utilização de água de qualidade inferior na irrigação agrícola devido à pouca disponibilidade deste recurso. (SILVA et al., 2014).

Trabalhos com a utilização de água salina na irrigação de palma forrageira na região semiárida são escassos. Neste contexto, pesquisas com irrigação com água salina é de extrema importância, pois, além do aproveitamento de água de qualidade inferior, promove o maior rendimento da cultura. 

 2. JUSTIFICATIVA

A região semiárida é caracterizada por baixa quantidade e irregularidades das precipitações pluviométricas durante o ano. Isso dificulta o manejo de animais ruminantes em determinada época, pois limita a produção de pastagens naturais de qualidade nutricional para suprir a necessidade alimentar desses animais (ALMEIDA, 2011).

Uma das formas de conviver de forma sustentável nesta região é investir no plantio e condução da palma forrageira (Opuntia fícus-indica Mill), pois é uma cultura de grande importância, devido a sua adaptação às condições edafoclimáticas da região semiárida e por ser uma excelente fonte de alimentação animal no período de escassez de outras forragens.

Apesar de toda sua importância, a palma ainda é cultivada de forma indiscriminada pelos produtores, com baixa adoção de práticas agrícolas adequadas para um maior desenvolvimento da cultura, principalmente no que se refere ao manejo da cultura.

Tendo em vista a importância da palma forrageira para suprir as necessidades nutricionais dos animais no período de baixa disponibilidade de outros alimentos, torna-se de grande importância a adoção de tecnologias que permitam uma produção mais eficiente desta forrageira.

Por isto, a utilização da técnica de irrigação pode ser uma alternativa viável para aumentar o desenvolvimento da palma nas propriedades rurais com criação de animais.  Considerando a predominância de águas salinas na região semiárida, sua utilização na irrigação seria uma alternativa altamente viável para produção dessa forragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (358.2 Kb)   docx (90.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com