TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECANTAÇÃO TRATAMENTO DE ÁGUA

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-FACET

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

EWERTON RODRIGO DE MEDEIROS SILVA

VICTOR ALMEIDA DE BARROS

LHANDERSON VALÉRIO BATISTA

JOSÉ PAULO CABRAL

ELVIO VICTOR SANDES OMENA

GUILHERME GUSTAVO

DECANTAÇÃO

TRATAMENTO DE ÁGUA

MACEIÓ-AL

2014

EWERTON RODRIGO DE MEDEIROS SILVA

VICTOR ALMEIDA DE BARROS

LHANDERSON VALÉRIO BATISTA

JOSÉ PAULO CABRAL

ELVIO VICTOR SANDES OMENA

GUILHERME GUSTAVO

DECANTAÇÃO

TRATAMENTO DE ÁGUA

[pic 1]

MACEIÓ-AL

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................02

DESENVOLVIMENTO............................................................................................03

CONCLUSÃO..........................................................................................................04

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................06

ANEXOS..................................................................................................................07

                                                                                                                                              02

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir irá apresentar o processo de decantação ou sedimentação, que é um processo dinâmico de separação de partículas sólidas suspensas nas águas, é um dos mais comuns processos de tratamento de águas. Além de apresentar os parâmetros de dimensionamento hidráulico, tipos de decantadores,suas classificações,os formatos dos tanques de decantação e todos os processos desse eficiente tratamento de água. A importância do saneamento e sua relevância à saúde humana remontam ás mais antigas culturas. O desenvolvimento do saneamento sempre esteve ligado á evolução das civilizações, ás vezes retrocedendo, outras renascendo com o aparecimento de outras. Essa descontinuidade da evolução do serviço está ligada, em grande parte, aos poucos meios de comunicação do passado.

                                                                                                                                              03

DESENVOLVIMENTO

O processo de sedimentação para remoção de partículas sólidas em suspensão é um dos mais comuns no tratamento da água. Consiste na utilização das forças gravitacionais para separar partículas de densidade superior a da água, depositando-as em uma superfície ou zona de armazenamento. As partículas que não são removidas na sedimentação, seja por seu pequeno tamanho ou por serem de densidade muito próxima a da água, deverão ser removidas na filtração. Normalmente a água contém materiais finamente divididos, no estado coloidal, ou em solução, que não podem ser removidos por sedimentação simples, sendo necessária a adição de coagulante para formar aglomerados ou flocos que sedimentam com facilidade. A sedimentação, com coagulação prévia, é um processo de clarificação usado na maioria das estações de tratamento, visando reduzir a carga de sólidos aplicada aos filtros. A sedimentação de partículas floculentas é usualmente chamada de decantação e, as unidades onde se realiza este processo, de tanque de decantação, ou simplesmente de decantadores. Os decantadores mais utilizados são: decantadores de fluxo horizontal apresentam alta eficiência e baixa sensibilidade a condições de sobrecarga e; decantadores tubulares ou de alta taxa.

Os pricipais objetivos e aplicações da sedimentação é remoção da areia para evitar erosão,depósitos e entupimentos em bombas e instalações mecânicas,remoção de partículas sedimentáveis finas(sem coagulação),quando se ultilizam de águas de rios com grande transporte de sólido(alta turbidez),na retenção de flocos(decantação após coagulação),quando se ultilizam processos de coagulação para remoção de material coloidal,cor e turbudez,após floculação química.Quanto ao esgotamento, esses lodos são mais ou menos instáveis, dependendo principalmente da fração de matéria orgânica de que ele seja composto, e precisam ser retirados, em geral por gravidade através de adufas de fundo, e dispostos adequada e periodicamente. Quando se trata de água bruta de má-qualidade, especialmente por excesso de matéria orgânica, o lodo deve ser retirado antes que entre em processo de fermentação. Os processos de retirada de lodo dos decantadores podem ser mecanizados ou não. No caso de instalações de grande capacidade e que produzem grandes quantidades de lodo, ou em casos em que se deseja economizar água com o descarte do lodo, prevalecem os mecanizados. Em pequenas instalações ou onde a perda de água não é tão importante costuma-se usar o esgotamento automático pelas adufas de fundo. A saída de água pela adufa arrasta o lodo depositado.

Os tipos de decantadores são classificados em função do escoamento de água:

 

Decantadores de escoamento horizontal: a água escoa na direção longitudinal, sendo que o comprimento é a dimensão predominante.

 Decantadores de escoamento vertical: a água escoa em movimento ascendente da parte inferior até a superfície dos tanques.

E em função das condições de funcionamento:

Decantadores do tipo clássico ou convencional: são aqueles em que se processa apenas a sedimentação com água já floculada.

                                                                                                                                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (565.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com