TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Exames: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

• TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

• COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Santo André, 22 de Abril de 2014.

PROJETO PARA LIBERAÇÃO E INSTALAÇÃO DA GRAVADORA EM UM BAIRRO CLASSE MÉDIA DE UMA CIDADE NO INTERIOR DE SÃO PAULO

CAPÍTULO I – PERFIS DOS OPONENTES

PARTE 1 = Associação de Moradores do Bairro

O representante e líder da Associação de Moradores do Bairro é o Sr. Carlos Henrique, que tem formação em Administração e tem por objetivo impedir a construção da Gravadora no bairro sob a alegação de perturbação da ordem pública. Os seus argumentos contra a construção da Gravadora são o barulho, segurança e infraestrutura (trânsito). No bairro há um público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade, e que ainda tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

PARTE 2 = A Gravadora

Do outro lado, está o Sr. Jorge Andrade, negociador de uma conceituada Gravadora de música, com formação de estrategista de negócios e com experiência em negociar em meio a conflitos. A Gravadora tem por objetivo obter a liberação do empreendimento e se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, tendo em vista que o progresso é inevitável e que a instalação da Gravadora pode contribuir para melhorias no bairro, com benefícios para todos.

CAPÍTULO II – MODELO DE JUNG

Segue abaixo o mapeamento das habilidades essenciais dos negociadores, segundo modelo de Jung, relativo aos Estilos, Características e Táticas a serem utilizadas na negociação.

ESTILOS CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

PARTE 1

Restritivo Não cooperativo. Age de acordo com seus interesses. Ele tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento. Coerção, medo e ameaça.

PARTE 2 Confrontador Cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas. Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos. Tática híbrida entre a colaboração e o

confronto.

CAPÍTULO III – PROPOSTA A SER NEGOCIADA

• Análise da Situação

A Gravadora vem tendo dificuldades em obter liberação e se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, tendo em vista que os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, com a intenção de impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a frequentar o local.

A prefeitura da cidade já analisou o pedido dos moradores e verificou que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente. Porém, esta solicitou que a empresa tomasse conhecimento das reivindicações da associação de moradores e apresentasse uma proposta de negociação para chegar a um acordo. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não.

• Planejamento: Objetivos / Estratégias / Argumentos

Diante da situação atual, a Gravadora tem por objetivo fazer o planejamento para obter a liberação do empreendimento e instalar-se no bairro. O planejamento que a Gravadora se propõe a fazer é no sentido de trazer benefícios para as duas partes, mas principalmente para os moradores do bairro, pois, caso a Gravadora consiga a liberação, também se instalará no bairro e os benefícios se reverterão também em seu favor.

A estratégia utilizada é a de mostrar para a associação dos moradores que a vinda da Gravadora para o bairro pode trazer o progresso, mas de forma planejada e organizada, com o auxílio e apoio da Prefeitura, beneficiando a todos.

Os argumentos que trarão os benefícios para o bairro são inúmeros. A Gravadora poderá intervir junto a Prefeitura da cidade para melhoria das condições ambientais e estruturais do bairro, ajudar a associação de moradores no implemento de novas ideias, incentivando o plantio de árvores, coleta seletiva do lixo, reurbanização de praças, implantação da Responsabilidade Social no bairro, incentivando as práticas de educação, respeito, cidadania, cultura, lazer, etc, tanto para crianças, jovens, adultos, incluindo a 3ª idade.

Já que a maior preocupação da associação dos moradores do bairro é a 3ª idade, que é a grande maioria, podem ainda ser implantadas melhorias ainda mais diretas e efetivas a fim de atingir esse público, como a criação e urbanização de uma praça no bairro com instalação de pista de caminhada e equipamentos de ginástica, montando uma “Academia ao Ar Livre”, para que os idosos e as demais pessoas possam se exercitar e manter a sua saúde (física e mental) em mais perfeita forma.

Ademais, a vinda da Gravadora para o bairro pode gerar uma série de empregos diretos e indiretos, proporcionando oportunidades diversas para os moradores mais próximos.

CAPÍTULO IV – DO CLIMA ORGANIZACIONAL DA GRAVADORA

A questão da instalação da Gravadora no bairro em uma cidade do interior de São Paulo está deixando o clima apreensivo junto a seus colaboradores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com