TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho Escolar: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas de um modo geral estão utilizando como ferramenta para diminuir o impacto que causam na sociedade, práticas sociais e ambientais que intensificam o desenvolvimento sustentável para as ações presentes sem comprometer as gerações futuras garantindo uma sociedade mais próspera e justa, um planeta mais limpo e uma qualidade de vida melhor, é preciso um crescimento econômico que favoreça o progresso social e respeite o meio ambiente.

Uma organização socialmente responsável está preparada para os riscos que ameaçam a sua reputação e desempenho como os riscos sociais, acidentes industriais e ecológicos, mudanças de regulamentação, riscos jurídicos, greves e etc. A Responsabilidade Social traz uma nova visão sobre a atividade da empresa. Os produtos evoluem para integrar mais qualidade, mais serviço e mais valor para os clientes, tornando-os fiéis de uma forma mais durável e com mais respeito. Esta estratégia permite alimentar o posicionamento da empresa graças a novos critérios de diferenciação o que aumenta o valor da marca.

As organizações têm buscado satisfazer de forma adequada as demandas de seus clientes, bem como manter relações harmoniosas com seus parceiros no desenvolvimento dos negócios, visando manter um elevado grau de competitividade no mercado e manter um nível relevante de lucratividade no fornecimento de produtos e oferecimento de serviços.

A grande maioria das organizações tem apresentado seus resultados operacionais e financeiros obtidos em cada exercício social, assim como as ações corporativas desenvolvidas, visando dar transparência aos agentes sociais e a toda à sociedade de sua inserção no contexto das relações econômicas, financeiras, sociais, ambientais e de responsabilidade pública.

A Responsabilidade Social das empresas vem se confirmando como uma tendência pós-globalização descobrindo o valor das parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade. Para a obtenção dos resultados, todos têm a sua parcela a cumprir. A possibilidade da empresa em dar a sua contribuição para as causas sociais e, como retorno, garantir seu espaço no mercado e ter a satisfação de contribuir para a construção de um mundo melhor.

O novo papel da empresa no cenário da pós-globalização, num esforço visível de identificar suas relações com os inúmeros universos de interesses e, principalmente, conhecer claramente os níveis de contribuição socioeconômica em seu ambiente de atuação. Numa visão mais corresponsável, as empresas desempenham duas funções:

- A função econômica, onde a empresa busca a maximização de recursos financeiros investidos por seus acionistas ou proprietários;

- A função social, que busca, através da distribuição da riqueza gerada, promover o bem-estar dos grupos sociais que com ela interage na sociedade.

O tema Responsabilidade Social vem obtendo um considerável destaque no meio corporativo e na mídia como um todo. Independente de sua vertente, o mais importante é que as pessoas, a sociedade e, principalmente, as organizações, estão voltando a atenção para a realidade do país e percebendo que todos devem responder, em maior ou menor grau, pela tentativa de melhoria de sua comunidade, de seu entorno, do meio ambiente, enfim, de tudo que as cerca, sendo este pensamento um tanto diferente daquele que prevalecia no passado, no qual se julgava ser apenas o Estado a entidade que deveria zelar pelo bem-estar público.

Em outras palavras, chega até mesmo a ser contraditório: por um lado, empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados no mercado de trabalho e, por outro, o que se vê são milhões de cidadãos que não conseguem ao menos ingressar em uma universidade, fato esse que atualmente tornou-se um requisito fundamental para participar da concorrência já tão acirrada no mercado profissional.

Está mudando a visão das empresas e das pessoas, que passam a crer que não adianta mais um país para poucos privilegiados, onde só uma minoria de classe alta pode ter acesso a uma vida digna. A oportunidade deve ser igualitária para todos. A possibilidade de poder ingressar numa trajetória acadêmica, buscando alcançar uma posição elevada em uma empresa, um cargo de alto escalão, não deve ser regalia de alguns poucos, mas, sim, uma oportunidade que deve ser dada a todos os que têm vontade e interesse em crescer.

Tudo indica que agora cada vez mais se torna imprescindível a participação da sociedade e das empresas na busca de um país mais justo, com menos desigualdade social. E para que esse objetivo seja alcançado, muitas ações devem ser tomadas, como a conscientização da população pelo bem-estar mútuo, o fomento ao desenvolvimento social, os investimentos em educação e moradia, por exemplo.

2. OBJETIVO

Demonstrar a importância das Tecnologias de Gestão sobre os impactos causados no meio ambiente através das atividades organizacional e, além disso, que este sistema possa ser visto como inovação tecnológica na organização com a atuação do Direito Empresarial e as ferramentas de gestão de qualidade.

2.1. OBJETIVO ESPECÍFICO

1. A importância da Responsabilidade Social dentro das organizações;

2. A importância da consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações;

3. Contribuição das Tecnologias de Gestão para o meio ambiente dentro das organizações e suas ferramentas de gestão;

4. Destacar a evolução da preocupação com qualidade, desde a ênfase na qualidade do produto e do processo até a ênfase no meio ambiente;

5. Dissertar sobre o processo de mudança organizacional e, mais especificamente, sobre o processo de inovação tecnológica;

3. DESENVOLVIMENTO

2.1 Responsabilidade Social

O termo Responsabilidade Social não é novo, em 1920 já se defendia a idéia das empresas participarem do bem-estar coletivo. Com o crescimento industrial não foi possível evitar danos à qualidade de vida do homem e ao meio ambiente. A pressão da sociedade levou as empresas de todos os portes, organizações não governamentais e o governo a assumirem a responsabilidade e solucionar os problemas causados pela implantação e atividade das indústrias.

Nesse contexto de pensamento, Emerson Kapaz coloca que: Responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com