TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho Universitário: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE ARACAJU

CURSO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

WELLINGTON GOMES DE SOUZA

RA - 9573410865

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas: Matemática e Processos Gerenciais.

TUTOREADFELIPE ROSSI

ARACAJU/SE

2014

INTRODUÇÃO

O objetivo geral deste desafio é desenvolver o organograma do Hipermercado – Hoterdan. Para que haja uma liderança em perfeitas condições são necessários que existam dentro das organizações quatros funções básicas da administração: planejamento, organização, direção e controle. Administrar um Hipermercado requer conhecimentos que ultrapassam as fronteiras da atividade comercial, por isso será elaborado algumas estratégias para que os gestores saibam lidar com seus colaboradores. Hoje é difícil gerenciar uma empresa sem ter a visão mercadológica, conhecimento da economia, marketing, comunicação, gerenciamento de pessoas, estoque, análise da concorrência, perfil do consumidor, entre outras informações. Para que a organização possa crescer e tornar-se cada vez mais competitiva é preciso ter um bom planejamento, pois é através dele que se realiza uma gestão competente e eficaz. Neste desafio será apresentado um organograma com as funções que cada setor exerce o que é necessário fazer para que a empresa retenha clientes, venda mais e tenha lucros. Será apresentado um plano de capacitação e desenvolvimento para os Diretores e Gerente, onde visa à aquisição de competências para a melhoria do desempenho profissional e institucional e à capacidade de lidar de forma proativa com os processos de inovação e mudanças de uma organização. Todo administrador precisa contemplar o ato de planejar constantemente, desenvolver competências para se resolver situações problemas com criatividade, flexibilidade e adaptação, formando estratégias solucionadoras que atendam os interesses interpessoais e institucionais. Este plano de ação destinado aos diretores e gerentes prevê atividades que são necessárias para esclarecer as funções e responsabilidades daqueles pertencentes aos cargos que traçam as linhas de orientação e atividades dos colaboradores do hipermercado. O objetivo deste plano será de fazer com que os diretores e gerentes compreendam que tipos de lideres deverão ser para formar grandes equipes. Também será elaborado um programa de capacitação/desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional, este programa tem por objetivo promover ao colaborador a oportunidade de conhecer a si próprio e o seu local de trabalho, por meio de conhecimentos e conceitos que os levem a perceber o que é qualidade de vida e relacionamento interpessoal.

DESENVOLVIMENTO

A empresa estudada foi a Hoterdan – Hipermercado, que se encontra situada no interior de são Paulo – SP. É um comercio que trabalha com vendas de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, onde possui alguns objetivos de crescimento, mais estes para acontecer serão necessários alguns conhecimentos e mudanças. Para atuar em uma organização buscando a melhoria, é preciso conhecer a empresa, sua estrutura e responsabilidades de cada área. A forma mais pratica de visualizar uma empresa é pela visão sistêmica.

LOPES (2012) define visão sistêmica como sendo a capacidade profissional de ver a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus projetos de obtenção, transformação e entrega de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes.

Para uma visão mais abrangente vou começar pela área de venda que é um setor de caixas registradas e possui as seguintes seções: mercearia, carnes, frutas e verduras, frios, laticínios, utilidades domésticas e eletroeletrônicas. Para continuar no mercado e aumentar seus lucros, serão necessários que se realizem algumas funções como: o planejamento, a direção das operações, abastecimento, financiamento e controle. É imprescindível que na loja tenha um departamento de pesquisa de mercado, onde este irá auxiliar na direção da empresa. Através da pesquisa de mercado o hipermercado Hoterdan estará sempre à frente da concorrência.

Toda organização tem que ter em sua operação um supervisor e alguns colaboradores para ajudar a auxiliar o trabalho do supervisor da seção. É necessário ter uma operação eficiente e vender bem. Para que isto ocorra é preciso que a empresa esteja organizada com mercadorias em lugares estratégicos para chamar a atenção do cliente, fazer propaganda e promoções. O fator mais importante para as vendas, ainda está no preço, pois clientes procuram por preços mais baratos. Para vender barato e ao mesmo tempo apresentar lucros razoáveis, o hipermercado precisa ser eficiente. E para que esta eficiência ocorra é preciso ter um pessoal bem selecionado, treinado e motivado. Esse funcionário não precisa ser especialista, mais precisa ser capaz de desempenhar diversas funções dentro da loja. Para conseguir uma operação eficiente, é preciso controlar as despesas em todos os setores. Para isso é preciso ter bons gerentes e um controle rigoroso. Outro fator fundamental para que o hipermercado possa vender barato, é saber comprar barato e bem. Para isto que existe o setor de compras, responsável pela linha de mercadorias e abastecimento da loja.

O organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa. Para montar um organograma tradicional é preciso determinar todas as funções e setores que serão apresentados e definir suas posições hierárquicas.

A estrutura organizacional do hipermercado Hoterdan compreende as seguintes unidades administrativas:

Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças, que tem por finalidade coordenar as atividades de planejamento, orçamento, atualização e informação institucional, bem como gerir as atividades de administração financeira, contabilidade, recursos humanos e apoio logístico.

Assessoria Adjunta de Finanças tem a finalidade de liberar o dinheiro.

Assessoria Adjunta do planejamento e Gestão, sua função é realizar estudos de caráter geral e especifico exercer, no âmbito setorial, as atribuições de modernização administrativa, planejamento e programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com