TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DE ENTRADA DE MATERIAIS

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

NOMES: Número Turma

Maio

2015

SUMÁRIO

ESTUDO DE CASO 5

DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DE ENTRADA DE MATERIAIS 5

DEPOSITO DE AGREGADOS 6

SILOS DE CIMENTO. 7

SISTEMAS DE CORREIAS E ESTEIRAS 8

ABASTECIMENTO DE AGUA. 9

ADITIVOS 9

CAMINHÃO BETONEIRA 11

OFICINA 11

LABORATÓRIO. 12

CONCLUSÃO 14

ANEXOS 15

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS 18

Objetivo

O trabalho apresentado a seguir tem como, objetivo mostrar o funcionamento de uma usina de concretagem de cimento. Aplicar conhecimentos obtidos no curso de Engenharia Civil- UNIP. O concreto está presente em nossas vidas mais do que imaginamos, basta nos atentarmos a nossas casas, local de serviço, escola etc, vivemos em uma “floresta de pedras” graças ao concreto. Sua utilização e função evoluíram com o passar do tempo. A prova disso é o famoso concreto usinado e as diversificações de traços.

Introdução

No dia 14/05/2015, foi realizada a visita técnica a visita técnica à central de concreto, Polimix situada na Av Adriano Bertozzi, nº50 , Vila Carmosina,-Itaquera, São Paulo-SP.

O concreto é composto basicamente por aglomerante, agregado miúdo, agregado graúdo e água, e se necessário adição de aditivos. A proporão desses materiais formam o traço e dosados adequadamente constitui concreto com boa resistência mecânica.

O traço é elaborado de acordo com com as características do projeto, é usual a areia branca como agregado miúdo , britada 0 e 1 como agregado graúdo e cimento Portland como aglomerante. Entretanto também são usados outros materiais para composição do concreto

Na visita pudemos observar as variações de traços e agregados, a dosagem dos mesmos , o testes realizados para verificar a a qualidade do concreto fornecido. Foi visitado cada setor da usina começando pela armazenagem de materiais, central de controle e balança, oficina, laboratórios e frota de caminhões.

O questionamento de algumas questões possibilitou a elaboração do presente trabalho. Saber como funciona uma usina de concreto é fundamental para entendermos a função do concreto e o quanto ele é complexo e necessário para engenhara civil no Brasil. 

Estudo de Caso

Usina Polimix situada na Rua Adriano Bertozzi, nº 50, Vila carmosina-Itaquera, São Paulo-SP.

A usina visitada atende a região de Itaquera, Zona Leste do Estado de São Paulo- SP, tem capacidade para fabricar 500m³ de concreto por dia. A Central envia os pedidos para a usina, o pedido contem informações de traços e endereços, que são dosados através de sistemas computadorizados .

Figura 1 localização da usina -fonte google maps

Descrição do Sistema de Controle de entrada de materiais

Os agregados são armazenados no pátio da concreteira o aglomerante é armazenado em silos e água em caixas de água.

Para controle de dosagem a concreteira utiliza de sistemas computadorizados, o cimento desde a sua chegada fica armazenado em silos, os agregados são estocados no pátio e quando necessário são usados para abastecer as caixa de agregados com auxílio de uma pá carregadeira e esteira rolante chegam as caixas. No local há um técnico responsável pelo sistema o mesmo fornece dados ao sistema da quantidade de material especificada pelo engenheiro calculista .

Figura 2-sistema de pesagem- fonte: Yessa Karoliny

Figura 3- Caixa de Agregados- Fonte: Yessa karoliny

Basicamente são necessários 3 pessoas para controlar a entrada de materiais na execução do concreto, o técnico responsável pelos sistema o encarregado que observa a hora exata de abastecer as caixas e operador de maquinas.

Deposito de Agregados

Na central visitada há com os agregados: brita 1 e 0, areia branca, pó de cimento , argila expandida, pó de vidro, lã e aditivos. Em casos de necessitar de outros agregados são feitos pedidos a sede que envia a quantidade solicitada.

Os depósitos são dispostos ao ar livre, os agregados britados são fornecidos pela Polimix , já os demais materiais o funcionário que executou a visita conosco não soube responder o local que vem a areia.

A brita 0 ou pedrisco tem tamanho 12 mm e ela é bem pequena, sendo muito usada na produção de vigas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto para construção e fundação, paralelepípedos de concreto moldados, aqueles de encaixe, para a produção de chapisco, blocos e manilhas, de acordo com o projeto especificado.

A brita 1 tem tamanho 24 mm, o dobro da brita 0 e é a mais usada em todos os processos da construção civil, pois é a mais usada na produção de concreto para as colunas, que não parte crucial quando se trata de qualidade necessária, vigas e lajes, ou seja, quase tudo. Nas construções de grande porte como prédios e grandes espaços comerciais ela é ainda mais usada, de acordo com o projeto especificado.

A areia branca é um elemento fundamental em qualquer construção. É usada em várias partes, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para cada finalidade deve ser escolhido um tipo, variando a granulometria e a pureza do material.

Pó de pedra Material mais fino que o pedrisco. Usada para ensaibramento, pavimentação, usinas de asfalto, calçamentos com base asfáltica e de concreto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com