TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESEMPENHO FÍSICO-MECÂNICA DE DIFERENTES SOLOS ESTABILIZADOS COM CAL HIDRATADA

Por:   •  23/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.678 Palavras (15 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS
[pic 1]

DESEMPENHO FÍSICO-MECÂNICA DE DIFERENTES SOLOS ESTABILIZADOS COM CAL HIDRATADA

LAVRAS-MG

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS
[pic 2]

DESEMPENHO FÍSICO-MECÂNICA DE DIFERENTES SOLOS ESTABILIZADOS COM CAL HIDRATADA

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Lavras, como parte das exigências para obtenção de bolsa de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/FAPEMIG, edital 02/2017

LAVRAS-MG

2018

        Sumário        

RESUMO        4

1 INTRODUÇÃO        5

2 OBJETIVOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 REVISÃO DE LITERATURA        8

5 MATERIAL E MÉTODO        16

6 ORÇAMENTO        17

7 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        18

8 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        19

RESUMO

O uso de aditivos químicos (cal-hidratada) em solos, tem o objetivo de melhorar suas características e aumentar sua resistência a compressão simples. Para a construção civil, o solo deve apresentar determinadas características físicas-químicas a fim de suportar elevadas cargas, porém, nem sempre encontramos solos em suas condições naturais para suportar tais esforços. O objetivo deste trabalho é determinar a quantidade ideal de cal-hidratada a ser adicionada nas diferentes amostras de solo coletadas para obter a melhor resistência possível. A hipótese do trabalho propõe a estabilização adicionando apenas a cal-hidratada. Serão coletados diferentes tipos de solos onde será adicionado a cal-hidratada na porcentagem de 5, 10, 15 e 20%.

Palavras-chaves: cal hidratada, resistência do solo, estabilização do solo, resistência mecânica, compressão simples.

1 INTRODUÇÃO

Os solos em seu estado natural têm ampla utilização na construção civil e nas mais diversas áreas. Para tanto, devem apresentar certas propriedades, para que sejam capazes de proporcionar estabilidade e resistência mecânica aos esforços solicitados. Porém, este recurso natural nem sempre é encontrado em condições ideais para a construção civil, em decorrência deste problema, uma das alternativas é corrigir o solo para que as exigências de projeto sejam cumpridas. Uma das soluções seria substituir o material por outro mais adequado, contudo, tal método seria inconveniente devido ao grande volume de material a ser deslocado, aumentando assim o prazo de execução da obra e seu custo final. Outra maneira seria o emprego de aditivos, como o cimento, emulsão asfáltica e a cal.

A utilização da cal, para melhorar a estabilização de solos instáveis, vem sendo utilizada a mais de 2000 anos. Pode-se citar como exemplos desta técnica, em um dos trechos da muralha da china em 2280 a.C., e na via Àpia, uma das principais estradas da antiga Roma (sul da Itália) construída em 312 a.C. (GUIMARÃES, 2002).

Guérios (2013) havia comprovado em seus estudos, que o solo, ao atingir 10% de cal hidratada, apresenta uma grande melhora em relação a sua resistência a compressão.

Posteriormente, Claudino e Teixeira (2015) em seus estudos comprovam que há uma melhora em relação a resistência de compressão do solo com adição da cal hidratada, relatando um aumento no valor da tensão duas vezes maior em relação ao solo com 0% de cal e ao de 15%.

Logo, este projeto tem como objetivo analisar a resistência mecânica a compressão de diferentes solos localizados na cidade de Ijaci – MG, e também analisar a viabilidade do uso da cal hidrata no solo

O princípio deste trabalho é de que após adicionar a cal hidratada no solo, o mesmo irá ter um ganho significativo de resistência, garantindo assim uma boa estabilização. Sendo assim, gastos com métodos de valores elevados para correção do solo não será necessário.

2 OBJETIVOS

O objetivo principal deste trabalho é determinar os parâmetros de resistência a compressão de amostras de diferentes solos após a adição da cal hidratada. Para tal, será necessário:

- Analisar a adequação do solo a adição da cal

- Descrever o comportamento da cal no aumento da resistência do solo

- Avaliar os efeitos em testemunha (solo descoberto) e solo sob adição da cal hidratada através de ensaios de compressão simples.

3 JUSTIFICATIVA

 

A cal já vem sendo utilizada a muito tempo como estabilizante de solo na área da engenharia. Segundo Guimarães (1990), a cal chegou ao Brasil ainda na época colonial, por volta de 1549, quando a usaram como ingrediente na fabricação de argamassas de revestimento e pinturas em Salvador-BA, e hoje a técnica de estabilização de solo empregando a cal hidratada tem se tornado cada vez mais comum, sendo amplamente utilizada em vários lugares do mundo.

A cal hidratada se destaca na aplicação de pavimentos rodoviários no Brasil, por ter fácil manuseio e menor custo de mão de obra comprado a outros métodos.

Outro fator que torna vantajoso o uso da cal hidratada, é que em construções onde a fundação devia ter uma maior profundidade devido ao solo instável, pode ser reduzido os custos com a utilização da cal hidratada para a estabilização deste solo, se tornando uma técnica com bom custo x benefício.

4 REVISÃO DE LITERATURA

4.1-CAL

        Segundo Azevêdo (2010), o óxido de cálcio ou mistura de cálcio e de magnésio, provenientes da calcinação do metal cálcio é conhecido como cal. Sua forma molecular é representada por CaO ou CaO . MgO, que significa a combinação de oxigênio com o metal cálcio e o metal magnésio. Neste estágio ainda antes de sofrer o processo de hidratação, ambas as formas apresentadas são conhecidos como “cal virgem”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (528.1 Kb)   docx (143.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com