TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação De Nitrogênio Em Água Lixiviada De Lisímetro Em Solo Submetido A Diferentes Fontes De Adubação

Exames: Determinação De Nitrogênio Em Água Lixiviada De Lisímetro Em Solo Submetido A Diferentes Fontes De Adubação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

As atividades de criação de suínos e aves têm crescido notavelmente ao longo dos anos, principalmente na região Sul do Brasil, contudo esse tipo de atividade traz como ônus o acúmulo de dejetos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a contaminação da água lixiviada a partir da utilização de diferentes fontes de adubação (cama de aviário, esterco suíno e nitrogênio mineral - uréia), em lisímetros de drenagem, para posterior a isso indicar os níveis de Nitrogênio total (Amônia, Nitrito e Nitrato) presentes. Sendo a água coletada mensalmente em lisímetros de drenagem, os quais estão instalados na área experimental alocada na Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen (RS). Através desta técnica foi possível presumir o tipo de adubação com maior potencial poluidor, visto que, é grande a utilização, entre pequenos agricultores, da aplicação destas formas de adubação. Geralmente o dejeto é aplicado para potencializar o crescimento de plantas, além de reduzir custo com a adubação química, contudo, podem ocorrer problemas em termos de saúde no momento em que a água subsuperficial é contaminada caso a adubação ocorra indiscriminadamente.

Palavras-chave: Adubação, lisímetros, contaminação da água.

Área Temática: Impactos Ambientais.

Determination of Nitrogen in leachate of lysimeter in Soil Subjected to Different Fertilizer Sources

Abstract

The swine and fowl creation activity has been growing up prominently lately, moreover in South region of Brazil, however this kind of activity brings as onus the accumulation of manure. The objective of this work was evaluate the contamination with lechate with the utilization of different kinds of fertilization (aviary bed, swine manure and mineral nitrogen – urea), in drainage lysimeters, to after this indicating the levels of Total Nitrogen (Ammonia, Nitrite and Nitrate) presenting. Being the collected water monthly in drainage lysimeters that are planted in a experimental area located in Federal University of Santa Maria campus Frederico Westphalen (RS). Through this technique is possible predict the kind of fertilization with the greatest pollution potential besides, generally the small farmers usually use this kind of fertilization. Generally the manure is applied to potentiate the plants growth and reduces the costs with chemical fertilization, however, it can occur problems in terms of health in the moment that the subsurface water is contaminated in case of the fertilization occurs indiscriminately.

Key words: Fertilization, lysimeter, contamination of water.

Theme Area: Environmental damage.

1 Introdução

A região Sul do Brasil é caracterizada pela crescente adesão de pequenos agricultores à criação de aves e suínos em confinamento, o que torna a região e conseqüentemente o país um dos maiores exportadores desse tipo de carne em escala mundial. Tais atividades produzem considerável geração de renda, mas também grande quantidade de dejetos, os quais são espalhados ao solo como fonte de nitrogênio. Porém, quando esta prática ultrapassa a dosagem técnica recomendada pode vir a prejudicar a cultura a ser produzida e até mesmo contaminar o solo e a água.

Segundo Scherer (2001), levando-se em conta as características químicas, os dejetos de suínos têm alto potencial de fertilização, sendo possível substituí-lo total ou parcialmente em conjunto com a adubação química, obtendo também a redução de custos. Ainda é importante que o agricultor tome conhecimento da constituição química e biológica, além das transformações que o esterco possa vir a sofrer na esterqueira e em contato com o solo.

Para Zamparetti e Gaya (2004), para a aplicação criteriosa de dejetos há necessidade de que alguns fatores sejam levados em conta, como o tipo de solo, por exemplo, sendo que se o mesmo for muito raso ou pedregoso, a aplicação excessiva de dejetos pode vir a contaminar os corpos hídricos, assim como, o revolvimento do solo adubado deve ser evitado a fim de que não ocorram perdas de nutrientes e a erosão.

De acordo com Silva et al. (2001) a prática de adubação orgânica é capaz de proporcionar melhorias das propriedades físico-químicas e biológicas do solo, assim, aumentando também, a produtividade e fertilidade. Porém, ao aplicar os resíduos orgânicos diretamente no solo pode ocorrer danos às culturas tendo em vista a rápida decomposição microbiana da matéria orgânica que aumenta a temperatura e libera produtos tóxicos.

Os efeitos causados pela adubação aplicada podem ser notados através da variação dos níveis de Nitrogênio total (amônia, nitrito e nitrato) da água subsuperficial que carreia tais componentes. Para tal avaliação é necessária a coleta periódica de água, sendo possível entre outros métodos, através de lisímetros de drenagem. Os lisímetros segundo Bernardo et al (2006), são tanques enterrados no solo com a finalidade de medir a evapotranspiração de plantas, os mesmos devem portar tamanho significativo de maneira que o desenvolvimento radicular da planta não seja prejudicado. As condições físicas do solo devem ser aproximadas as do solo externo ao tanque.

Definido o método de coleta e obtidos os valores para Nitrogênio total, estes níveis de Nitrato são, entre outros fatores, utilizados para avaliar a qualidade da água tendo em vista que este é um dos íons mais encontrados nas águas naturais. A legislação vigente deliberada pelo CONAMA Nº 357/2005, atualizada pela Resolução pela 430/2011, define os parâmetros de contaminação da água por nitratos, que sugere valores de 10 mg L-1 de Nitrato (NO3-), 1 mg L-1 de Nitrito (NO2-), 3,7 mg L-1 de Amônia (NH3+) e 2,18 mg L-1 de Nitrogênio total para ambientes lóticos, é também adotado em vários países como limite máximo de resíduos (LMR), tolerável para que a água seja considerada potável.

O presente trabalho buscou apontar o potencial poluidor da adubação orgânica e química, em relação aos teores de nitratos, em águas subsuperficiais distinguindo a fonte potencialmente mais poluidora ao meio.

2 Materiais e métodos

O trabalho foi realizado entre os anos de 2012 e 2013, na área experimental localizada da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen (RS), sendo utilizado um conjunto de 12 lisímetros de drenagem, construído com dimensões de 1,40 x 0,95 m e profundidade de 1,00 m.

A área experimental apresenta as seguintes coordenadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com