TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATURAÇAO ALUMINIO EM DIFERENTES SOLOS DO CERRADO

Por:   •  26/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITARIO DO CERRADO PATROCINIO

CRITICA AO TRABALHO CIENTIFICO

MATHEUS HENRIQUE DOS REIS MOTA

LUIZ OTAVIO S. C. NARDI

PATROCINIO

2016

O presente trabalho visa identificar resíduos de Alumínio toxico no solo do cafeeiro de uma fazenda da UFU, onde esse teste foi realizado com intuito de avaliar as causas e o grau da toxidez do Al3+ no solo.

O teste foi realizado com uma quantidade razoável de parcelas, sendo 6, que foram realizadas nas diferentes áreas do cafeeiro: Sequeiro (saia do cafeeiro, roda do trator, meio da rua) e os mesmos locais mas em uma área com café irrigado dentro da própria fazenda.

O teste é um teste meio obvio levando em conta que os resultados onde obteve um maior valor significativo de Al3+  no solo foi na saia do cafeeiro que é onde se localiza todas as raízes do cafeeiro fazendo com que essas absorvam todos os outros nutrientes do solo e aumentando a capacidade tampão para uma maior incidência de Al3+ no solo e também é onde realiza as adubações químicas (Ureia, Sulfato Amônio, dentre outros)  que podem acidificar o solo nessa área. E se esses valores de Al3+ ficarem no solo com tal valor elevado, vai atrapalhar em todo o desenvolvimento do cafeeiro, vai impedir o crescimento radicular, impedir a absorção de outros nutrientes importantes para o cafeeiro, dentre tantos outros fatores..

Já no meio da rua e onde passa a roda do trator foi uma surpresa pelo baixo numero de Al3+ disponível no solo, pois não é o local onde a raiz do cafeeiro vai chegar, mas temos as plantas daninhas nessas áreas que poderia absorver os nutrientes que estavam ali e se tornar um solo acido com isso, mas porem, temos que levar para o outro lado e pensar que ali é um local onde não leva adubação química e sempre pega um pouco da calagem jogada na lavoura, com isso diminuindo a quantidade de Al3+ no solo.

É um trabalho, com informações um pouco obvias mas com os resultados interessantes e que pode agregar muito para os profissionais da área e até mesmo para os produtores rurais que se interessarem no assunto.

O que se deve fazer é fazer uma amostragem da área, consultar um Engenheiro Agrônomo e realizar a calagem ou gessagem dependendo de qual a profundidade deste solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com