TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DILATAÇÃO DOS FLUIDOS - ÁGUA, ÁLCOOL E GLICERINA

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE CASCAVEL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELATÓRIO DE CALORIMETRIA

DILATAÇÃO DOS FLUIDOS

PROFESSORA: TATIANE OLIVEIRA

CASCAVEL - PR
2015

FACULDADE ANHANGUERA DE CASCAVEL


CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Relatório de laboratório de CALORIMETRIA, tema: DILATAÇÃO DOS FLUIDOS - ÁGUA, ÁLCOOL E GLICERINA do curso de Engenharia de Produção da faculdade Anhanguera de Cascavel.

ACADÊMICOS:

NOME: LUANA BRUNA AGLIARDI
RA: 9913191959

NOME: DANIEL FELIPE MORETTO
RA: 8491245539

NOME: MYLENA MIRYAN KONRAD
RA: 8092898625

NOME: GUILHERME LAURINO
RA: 1426149831

NOME: RAFAEL COZER
RA: 8464195751

NOME: FABIANE LOPES DOMINGUES
RA: 8080865024

NOME: DIEGO
RA: 8872427231

NOME: KAROL
RA: 8080872608

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos a dilatação de líquidos, com experimento em laboratório com três líquidos: Água, Álcool e Glicerina.
Vamos trabalhar com temperatura para que ocorra essa dilatação, a temperatura de um corpo sofre um aumento, suas dimensões consequentemente aumentam, e isto é chamado de dilatação térmica, isto modifica as propriedades físicas dos materiais, o aumento de agitação térmica das moléculas provocam um distanciamento maior entre elas, provocando então variação nas dimensões desse corpo, como os líquidos não tem forma definida, vamos trabalhar com dilatação volumétrica dos líquidos.        

As dilatações podem ocorrer em apenas uma dimensão, que chamamos de dilatação linear. Em duas dimensões, conhecida como dilatação superficial. E em três dimensões, que conhecemos como dilatação volumétrica. 

RELATÓRIO: DILATAÇÃO DOS FLUIDOS

Quando alteramos a temperatura de um corpo, algumas de suas propriedades físicas, como, por exemplo, dureza, condutividade térmica entre outras, também são alteradas. Quando elevamos a temperatura de um corpo, vemos que suas dimensões geralmente são aumentadas. Esse fenômeno é conhecido como dilatação térmica. Se tratando dos líquidos, os estudos são realizados apenas sobre a dilatação volumétrica.

 Os líquidos não apresentam forma própria, eles adquirem a forma do recipiente. Sendo assim não faz sentido estudar dilatação linear ou superficial, mas sim a dilatação volumétrica do recipiente no qual se encontra o líquido.

Ao ser aquecido esse líquido vai dilatar, tivemos a experiência de trabalhar com três líquidos: Água, Álcool e Glicerina. Sabemos que sólidos e líquidos ao serem aquecidos tem seu volume aumentado. No entanto, existem algumas substâncias que em determinados intervalos de temperatura sofrem o processo inverso, ao aumentar a temperatura eles diminuem o volume. Nesse intervalo, essas substâncias apresentam coeficiente de dilatação negativo. A água é uma dessas substâncias. Quando a sua temperatura é aumentada, entre 0°C e 4°C, seu volume diminui, ao elevar sua temperatura para mais de 4°C ela volta a dilatar normalmente.

[pic 2]

Após ser aquecido, o líquido transborda do recipiente.

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais:

- Becker;

[pic 3]

-Erlenmeyer;

[pic 4]

-Rolha de Laboratório;

[pic 5]

-Seringa;

[pic 6]

-Bico de Bulsen;

[pic 7]

-Tripé;

[pic 8]

-Tela de Amianto;

[pic 9]

- Termômetro.

[pic 10]

Reagentes:

- Água;

[pic 11]

- Álcool;

[pic 12]

-Glicerina;

[pic 13]

No laboratório utilizamos um Becker para colocar a água que ia aquecer para poder dilatar o líquido, em um Erlenmeyer onde foi colocado o fluído para dilatação, tampado com uma Rolha de Laboratório e inserido na rolha uma Seringa, para que o volume dilatado subisse na seringa, sendo assim, ficaria fácil de observar a quantidade que se dilatou, para aquecer utilizamos Bico de Bulsen, Tripé, Tela de Amianto e um Termômetro para medir a temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (94.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com