TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES DE PREPARAÇÃO PARA O SEMINÁRIO

Por:   •  28/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

Diretrizes de preparação para o Seminário

A fim de desenvolverem o senso crítico com base nos conhecimentos apreendidos na disciplina e desenvolverem um relatório que subsidiará o seminário apresentado ao final do semestre, os grupos deverão:

i) desenvolver e analisar indicadores de gestão do Sistema de Informações sobre Saneamento (SNIS 2011) para um grupo de cidades de porte populacional semelhante ao da cidade atribuída a cada grupo.

ii) agendar uma visita ao sistema de abastecimento de água local da cidade atribuída a cada grupo, a fim de identificarem as unidades que o compõem, caracterizarem aspectos relativos à gestão do serviço e captarem a percepção da população sobre a prestação do serviço. Esta visita será obrigatória e deverá ser comprovada por meio de registros fotográficos dos membros dos grupos nos locais visitados.

A seguir está o detalhamento dos aspectos a serem desenvolvidos pelos grupos.

i) Análise de indicadores da gestão e prestação dos serviços de municípios de porte semelhante ao estudado

Os grupos deverão utilizar a planilha SNIS_2011_MG_1 postada no moodle. A planilha possui três abas, sendo de interesse a aba “variáveis_indicadores_selec”, a qual contém as variáveis, indicadores e índices relativos à gestão e prestação dos serviços para 878 municípios mineiros que declararam informações primárias ao SNIS; e a aba “códigos_identificação” com uma breve descrição dos códigos desses variáveis, indicadores e índices.

O grupo deverá trabalhar com uma das faixas populacionais que represente a realidade populacional do município com o qual trabalha:

- até 5 mil habitantes

- de 5 a 10 mil habitantes

- de 10 a 15 mil habitantes

- de 15 a 30 mil habitantes

- de 30 a 50 mil habitantes

- acima de 50 mil habitantes

Cada grupo deverá elaborar análise de indicadores de atendimento, integralidade e desempenho, utilizando como referência variáveis e indicadores existentes na planilha disponibilizada. A aba “códigos selecionados” traz esclarecimentos sobre os indicadores e no site do SNIS http://www.cidades.gov.br/serieHistorica/# vocês poderão saber mais sobre a criação dos indicadores.

Na análise deverão ser comparados os municípios que fazem parte do grupo populacional ao qual pertence o município atribuído e as diversas variáveis deverão ser analisadas segundo o modelo de gestão ao qual pertencem. Para tal vocês deverão copiar o grupo de municípios para uma nova aba, aplicar o recurso “filtro”, situado no link “dados” na variável natureza jurídica, colocar em ordem alfabética (é preciso expandir a seleção para que todas as linhas de todas as variáveis sejam ordenadas por esse filtro). Depois, utilizem o comando “subtotal”, situado no mesmo link “dados” e colocar no campo “a cada alteração em” a variável “natureza jurídica” e no campo “adicionar subtotal a” marcar as variáveis / indicadores de interesse, marcando no campo “função” a função pertinente (soma ou média). A ideia é comparar os grupos de municípios com modelos de gestão iguais, tendo como base, no mínimo, os seguintes indicadores:

Tipo

Variável, Indicador ou Índice

Equação

Unidade

Padrão

INTEGRALIDADE

Informação complementar

Tipos de serviços prestados

Abastecimento de água ou Abastecimento de água e Esgotamento sanitário

PLANSAB

ATENDIMENTO

Operacional

Atendimento urbano de água

[pic 1]

Percentual

PLANSAB

DESEMPENHO

Operacional

Índice de micromedição

[pic 2]

Percentual

Operacional

Índice de faturamento

[pic 3]

Percentual

Operacional

Índice de água tratada

[pic 4]

Percentual

100%

Qualidade

Quantidade de amostras de Cloro Residual, Turbidez e Coliformes Totais

Amostras/

ano

Portaria 2914/

2011

Qualidade

Índice de economias atingidas por paralisação

[pic 5]

Percentual

PLANSAB

Financeiro

Composição e Participação da despesa de exploração do sistema

Percentual

Econômico-financeiro e Administrativo

Índice de suficiência de caixa[1]

[pic 6]

Percentual

Os indicadores deverão apontar as diferenças entre os modelos de gestão estudados. Antes de proceder à análise comparativa, deve-se proceder à análise exploratória dos dados, eliminando os dados faltantes, caso seja necessário. Também poderão ser analisadas as causas dos dados faltantes.

Como referencial de uma boa gestão, sugere-se adotar os seguintes parâmetros:

Para a discussão deve-se ter como referência o PLANSAB e a Portaria 2914/2011.

Para a discussão do Índice de água não faturada relativo ao volume de água macromedido, a meta que considera a sua eliminação é plausível, tendo ocorrido em vários países.

 O percentual de água tratada distribuída deve ser igual a 100%.

A composição das despesas será alvo de comparação entre os diferentes modelos de gestão, sem uma referência formal. Entretanto, a literatura pertinente deverá ser consultada a fim de prover elementos para esta discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com