TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRI E Suas Funçoes

Trabalho Universitário: DRI E Suas Funçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 10

DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

MOTIVAÇÃO: necessidades humanas e teorias motivacionais

Motivação, como o próprio nome já diz, representa os motivos para se tomar ou adotar uma ação. A palavra provém do verbo latino “movere”, que significa mover-se. Outras definições:

• Estado de despertar do organismo.

• Estado interno que pode resultar de uma necessidade, o qual é descrito como ativador do comportamento que é dirigido para a satisfação da necessidade.

• Interação entre satisfação e situação.

• Conjunto de fatores dinâmicos existentes na personalidade, que determinam a conduta de cada pessoa.

• A motivação é interna, reflete-se no comportamento, podendo resultar de um incentivo interno e/ou externo.

A motivação é um fator que movimenta as pessoas e que imprime orientação e energia aos desejos e intenções para que exista ação em direção às metas dessa pessoa. É a causa, a canalização e sustentação do comportamento e tem uma estreita relação com desempenho.

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, que direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Ela depende principalmente do ambiente no qual uma pessoa se encontra. Depende também das pessoas que estão trabalhando com a pessoa considerada, do contexto em geral, pois não adianta ser motivado somente por meio de promoção, salário ou reconhecimento, etc. Há outros fatores que influenciam como, por exemplo, a cultura e se sentir bem no local de trabalho. Portanto, motivação é multifatorial, é formada por um conjunto de fatores que as organizações bem-sucedidas souberam implementar e visualizar.

O nível ou grau de motivação varia por diversos fatores, entre os quais a personalidade da pessoa, suas percepções do meio ambiente, interações humanas e emoções.

Cabe ao gestor selecionar empregados com determinadas características, capacidades e competências e colocá-los em um ambiente envolvente, tanto no sentido material, como também social, e que lhes proporcione a possibilidade de satisfazer alguns desejos ou necessidades. Mas, para que isso ocorra, é necessário que o gestor possua pelo menos um mínimo de conhecimento a respeito do que motiva as pessoas e que esteja interessado em aprender mais sobre esse assunto que continua em evolução.

1.4.1. Teorias motivacionais

Entender o processo motivacional dos seres humanos é um desafio que psicólogos, administradores e outros cientistas do comportamento enfrentam constantemente. O que motiva uma pessoa e faz com que ela tome determinadas atitudes? Esta é uma questão que ainda não foi plenamente respondida, pois, apesar de várias pesquisas terem sido realizadas e diversas teorias formuladas visando explicar a motivação humana, perdura, ainda, muitas lacunas, distorções e desconhecimento acerca do assunto.

Inclusive, é importante diferenciar motivação de satisfação no trabalho. Ambas possuem componentes cognitivos, comportamentais e afetivos, mas o que predomina na motivação são os componentes comportamentais e na satisfação são os afetivos. Segundo Locke, satisfação no trabalho é o estado emocional positivo resultante da avaliação que a pessoa faz do seu trabalho e de suas experiências. Por essa avaliação a pessoa mensura: a discrepância entre o que deseja e o que percebe ser possível de alcançar; e a importância daquilo que deseja.

a) MASLOW – Hierarquia das Necessidades

O ponto de partida para a motivação está associado à identificação das necessidades. Uma necessidade é um estado de tensão ou de desequilíbrio que resulta da falta ou ausência que sentimos dentro de nós mesmos, ou seja, quando sentimos necessidade, nós ficamos tensos e irrequietos e procuramos satisfazer essa necessidade para se livrar da tensão e alcançar um estado de satisfação e equilíbrio.

O psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) identificou um conjunto de necessidades que as pessoas tentam satisfazer. Logo que um tipo de necessidade é satisfeito, outro aparece para ser satisfeito. Estabelece-se, assim, uma hierarquia de necessidades que Maslow catalogou da forma como ilustra a figura a seguir, denominada Pirâmide das Necessidades de Maslow.

Na base dessa pirâmide estão as Necessidades Fisiológicas do ser humano, referentes à própria subsistência (alimento, roupa, sexo, bebida, etc.), que enquanto não forem atendidas mantém a maioria das atividades da pessoa nesse nível e as outras oferecerão pouca motivação. Em um nível acima estão as Necessidades de Segurança (emprego, casa, proteção, tranqüilidade sobre o futuro, etc.), que inclusive garantem as anteriores. No nível intermediário estão as Necessidades Sociais (amor, afeição, amizade, etc.), que se referem à necessidade de ser aceito, muitas vezes, a participação social tem o objetivo de conseguir confirmação de suas idéias.

Uma vez preenchidas/satisfeitas as necessidades desses três primeiros níveis, a atenção da pessoa volta-se para as Necessidades de Crescimento Próprio, que são representadas pelos dois últimos níveis. As Necessidades de Estima incluem fatores internos: amor próprio, autonomia e autoconceito; e fatores externos: reconhecimento, status e atenção. No nível mais alto está a Necessidade de Auto-Realização, que compreende a necessidade que a pessoa tem de realizar, completar todo seu potencial, utilizar plenamente seus talentos e poder renová-los constantemente.

Para Maslow, as pessoas galgam gradualmente a pirâmide, sendo que o objetivo é atingir a auto-realização. Ele ainda separou as necessidades em: primárias ou de ordem mais baixa – compreendem as necessidades fisiológicas e de segurança – que são predominantemente satisfeitas externamente com, por exemplo, pagamentos, tempo de serviço, etc.; e secundárias ou de ordem mais alta – as necessidades sociais, de estima e auto-realização – que são satisfeitas internamente através de, por exemplo, reconhecimento e valorização.

Motivograma

Segundo sua necessidade imediata, pontue cada uma das questões a seguir com valores de 1 (pouco necessário) a 5 (muito necessário):

1. Reservar uma parte de seu tempo para repousar ( )

2. Conhecer pessoas e estabelecer contatos ( )

3. Alimentar-se ( )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com