TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Oe

Trabalho Universitário: 5 Oe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSOS HISTORICOS DA EDUCAÇÃO

QUESTÃO 01

Tendo como referencial os estudos realizados, leia as afirmativas abaixo, assinalando (V) para as que foremverdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Ao estudarmos a História da Educação percebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente.

( ) A educação primitiva baseava-se na transmissão oral dos costumes, hábitos e tradições, através de um método de ensino natural, que acontecia em meio às atividades cotidianas, com o envolvimento de toda a comunidade

( ) Era uma educação pragmática, voltada para o aprendizado de atividades, habilidades e comportamentos necessários à sobrevivência da criança e do jovem, sendo única e igual para todos. A escola era a aldeia, tal qual certas tribos indígenas brasileiras que, ainda hoje, conservam o método de educação primitiva, muitas ainda, na condição de ágrafas.

( ) O modelo de educação tribal é baseado numa educação difusa, sendo administrada por todos os elementos do clã.

F V V V

F V V F

V V V F

F F V V

V V V V

1ª ACQF

QUESTÃO 01

A partir dos estudos realizados no livro História da Educação e da Pedagogia, Capítulo 1 - História e História da Educação pode-se afirmar que:

A história da educação é uma disciplina da qual muitos fatos, eventos e comemorações devem ser considerados para a formação do aluno.

A história da educação é um fenômeno neutro.

A história da educação além de ser uma disciplina do curso de Pedagogia, auxilia os alunos em formação a compreende a história do Brasil.

A história da educação não se trata apenas de uma disciplina escolar, mas, trata-se de uma abordagem científica de um importante recorte da realidade.

A história da educação é uma disciplina comum nos currículos de cursos de graduação da Pedagogia.

1ª ACQA

QUESTÃO 01

“Se analisarmos atentamente a História da Educação, veremos como a escola, ao elitizar o saber, tem desempenhado um papel de exclusão da maioria”. (ARANHA, M. L de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006. p.36)

Construa um texto reflexivo de no mínimo 10 linhas, tendo como referência a citação acima da professora Maria Lucia de Arruda Aranha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com