TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Data Ware House

Ensaios: Data Ware House. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Data Warehouse (DW), ou Armazém de Dados, foi criado pela IBM na década de 60 com o nome de Information Warehouse. Foi relançado várias vezes sem sucesso. O nome “Data Warehouse” foi dado por Willian H. Inmon, considerado o pai desta tecnologia. Tornou-se viável com o surgimento de novas tecnologias para armazenar e processar massas enormes de dados. m DW tem serve para criar uma visão única e centralizada dos dados que estão dispersos em vários bancos de dados, planilhas, etc. Permitem também que os usuário finais executem consultas, gerem relatórios e façam análises em um ambiente apartado, sem interferir na performance dos sistemas transacionais (operacionais) da empresa.

O objetivo de um DW é armazenar os dados em vários níveis de sumarização e estes devem estar identificados, catalogados, coletados, disponibilizados e transformados.

Abaixo segue uma estrutura convencional de DW, que em futuras publicações irei explicando detalhadamente.

1. Introdução

O desenvolvimento de sistemas de Data Warehouse (DW) vem se tornado nos dias de hoje uma grande área de estudo e aplicação nas empresas. A possibilidade de acessar informações confiáveis com boa velocidade e garantia de qualidade de dados está cativando os diretores das organizações que cada vez mais necessitam de um controle mais correto dos dados da empresa sem depender de intermediários para poder tomar suas decisões.

As informações contidas nos tradicionais sistemas orientados à transação não suprem as necessidades de consultas dos gerentes que precisam acessar longos períodos históricos, muitas vezes de vários anos, os quais certamente não estarão disponíveis nos sistemas utilizados para gerenciar as tarefas do dia-a-dia da empresa.

Os sistemas de apoio à tomada de decisão têm a finalidade de informar a alta direção da empresa e as gerências quando, como, por quê e onde ocorrem problemas ou oportunidades de melhoria dentro da organização, projetando certas características e "indicando" ao usuário situações que podem muitas vezes passar desapercebidas.

É comum encontrarmos uma diversidade de sistemas de informação funcionando nas empresas de grande, médio e até mesmo nas de pequeno porte, sistemas estes que suprem as necessidades de cada um dos setores das organizações. Além destes sistemas que estão em uso, existem ainda aqueles que já foram retirados de circulação e que, por um longo período de tempo, armazenaram e geraram grandes quantidades de dados que não podem ser simplesmente arquivados e esquecidos para sempre.

Muitos dos resultados positivos e negativos de campanhas empreendidas podem estar ocultos num conjunto de dados que são analisados por relatórios inertes que mostram apenas o óbvio ao usuário.

Nos últimos anos, a tecnologia que mais se adequou à crescente necessidade das organizações de obterem e trabalharem com informações gerenciais que dão suporte às tomadas de decisão foi a de DW, a qual possui diversas características que utilizam de forma adequada e eficiente as ferramentas de desenvolvimento de modernos bancos de dados.

Através do uso de diversos recursos de extração e gerenciamento dos dados, a tecnologia de DW permite que um grande número de usuários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com