TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Big Data? Conheça Esta Tecnologia

Artigo: O Que é Big Data? Conheça Esta Tecnologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Big Data? Podemos primariamente dizer que é a capacidade de analisar um volume inédito de dados digitais. Para as empresas, é uma ele é uma revolução comparável à popularização da internet. Em uma linguagem técnica, Big Data é definido como o conjunto de soluções tecnológicas capazes de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, esta tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.

Big Data – Many Eyes – Ferramenta para Visualização de Dados – Palestrante: Fernanda Viegas

TEDx São Paulo – 14 de novembro de 2009

A Map¬link, empresa brasileira especializada em digitalização de mapas, colocou em xeque a credibilidade dos anúncios da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo. A MapLink começou a calcular o volume de trânsito na capital paulista, tarefa então exclusiva da estatal.Nas primeiras horas de um feriadão, ao mesmo tempo que a CET divulgava os 200 quilômetros habituais de ruas congestionadas, as rádios que usavam o serviço da MapLink informavam 420 quilômetros.

Alguém estava errando a conta, e não foi difícil descobrir quem era. Enquanto a CET utiliza câmeras espalhadas pelas principais vias da cidade e o “olhômetro” de seus fiscais de trânsito para calcular o índice de congestionamento nos horários de pico, o software da MapLink, usado por empresas de rastreamento por satélite, cruza, em tempo real, as informações enviadas por cerca de 400.000 veículos espalhados pela cidade. Se a velocidade for plena, a pista está livre. A precisão é tanta que hoje, além dos mapas, a Map-Link vende informações sobre o trânsito para companhias de logística decidirem os melhores horários e rotas para suas entregas.

Esse é um dos muitos exemplos de uso do que se convencionou chamar de big data, ou “grandes informações”, numa tradução livre. Nos últimos anos, os especialistas em TI viram a emergência de novos fenômenos. Os dados mudaram. Não são somente textos e números dos 640 milhões de sites. Passaram a ser informações vindas dos sensores de localização em veículos (como os usados pela MapLink), dos GPSs e das antenas dos 6 bilhões de celulares em uso no mundo e dos 2,7 bilhões de comentários feitos no Facebook diariamente.Essa mudança veio acompanhada de outra igualmente importante. Os computadores, graças a novas tecnologias, como a inteligência artificial, aumentaram a capacidade de entender as informações.

Big Data no Planejamento de Vendas

Hoje, 90% do volume de dados digitais produzidos globalmente ainda não são digeridos, mas essa é uma situação que começa a mudar. A americana Walmart, a maior varejista do mundo, é considerada uma referência por conseguir colher dados online para impulsionar as vendas de suas lojas físicas. Os softwares desenvolvidos pela empresa conseguem, por exemplo, monitorar quando a discussão sobre o campeonato de futebol americano se intensifica na internet em diferentes cidades dos Estados Unidos. Sabendo disso, em questão de horas os gerentes de lojas dessas regiões passam a expor nas vitrines produtos de determinados times. A demanda interna por soluções de big data levou a varejista a criar em 2011 a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com